Eventos

Palestrantes

 

 

 

Para oferecer uma formação de alto padrão em matéria de contratações públicas, a NTC conta com um corpo docente singular. 

 

 

Sua  equipe é composta por  consultores e professores de renome nacional no ramo do Direito Administrativo, e ainda, por profissionais experientes e especializados em sua área de atuação, que reafirmam o compromisso com a qualidade e a excelência  na  transferência de conhecimento.

 

Conheça alguns dos instrutores e palestrantes, que participam ou já participaram em eventos da NTC Negócios & Treinamentos.

- Área de Licitações 

 

Alexandre Cairo

Procurador da Fazenda Nacional, membro do Núcleo de Defesa das Causas consideradas relevantes para União, criador do âmbito da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e da Advocacia Geral da União (AGU) para atua perante o Tribunal de Contas da União, em Brasília. Foi Coordenador-Geral Jurídico de Orçamento, Licitações e Contrato do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Coordenador Jurídico de Licitações e Contratos da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Atua há quase 20 anos na área de Licitações e Contratos. Foi Assessor Jurídico em Licitações e Contratos da Diretoria de Obras Civis da Marinha. Professor de Direito Administrativo e Professor de Direito do Consumidor. Pós-graduado em Direito Privado pela Universidade Federal Fluminense, Pós-graduado em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública em monografia intitulada "A Modalidade Pregão na Forma Eletrônica" e Pós-graduado em Direito Econômico e das Empresas pela Fundação Getúlio Vargas como Monografia intitulada:"o Pregão como Fator de Redução dos Custos nas Compras do Governo Federal".Co-autor do Livro "Pregão Presencial e Eletrônico", coordenado por Diógenes Gasparini.

 

André Luiz Furtado Pacheco

CISA (Certified Information Systems Auditor), é graduado em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Brasília e MBA em Controle Externo pela Fundação Getúlio Vargas. Auditor de Tecnologia da Informação há mais de 16 anos, é Assessor do Secretário de Fiscalização de Tecnologia da Informação do TCU. Realizou a supervisão e a revisão do Manual de Auditoria de Sistemas e da Cartilha de Boas Práticas de Segurança da Informação do TCU. É instrutor de Auditoria da Tecnologia da Informação nos cursos da Organização Latino-Americana e do Caribe das Entidades de Fiscalização Superior – OLACEFS, do Tribunal de Contas da União e do Centro Universitário do Distrito Federal – UniDF. Possui larga experiência nas áreas de auditoria, docência e tecnologia da informação.

 

André Luiz Mendes

Engenheiro Civil formado pela Universidade de Brasília e pós-graduado pela própria UnB, em Especialização em Auditoria de Obras. Atualmente é o titular da Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União – Secob, do Tribunal de Contas da União, onde ingressou em 1995. Antes, foi Diretor da 1ª Diretoria Técnica da Secob e titular da Secretaria de Engenharia e Serviços de Apoio. Dedicou-se por nove anos às atividades relacionadas à auditoria de obras públicas, tendo realizado diversas auditorias, entre as quais se destacam a análise de custos de implantação da Vila União (conjunto habitacional em Campinas/SP com mais de 3.000 unidades habitacionais) e a avaliação do custo de reprodução do conhecido prédio do TRT/SP.

 

Augusto Sherman Cavalcanti

Ministro-substituto do Tribunal de Contas da União. Mestrando em Direito e Estado e Bacharel em Direito, pela Universidade de Brasília - UNB. Bacharel em Engenharia Eletrônica e Pós-Graduação em Controle de Processos, pela Universidade de Brasília - UNB. Atuou como Analista de Controle Externo do TCU,  Assessor e Chefe de Gabinete de Procurador-Geral do TCU. Professor da Pós-Graduação do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP desde 2004,  nas áreas de Direito Financeiro e Administrativo. Professor da pós-graduação do Centro Universitário de Brasília - UniCeub desde 2004,  nas áreas de Direito Financeiro e Administrativo. Instrutor do Instituto Serzedello Corrêa do TCU, no Programa de Formação de Analistas do TCU. Artigos Publicados na Revista de Direito Administrativo – RDA e na Revista do TCU.

 

Benjamim Zymler

Ministro do Tribunal de Contas da União. Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília. Professor de Direito Administrativo nos cursos de Pós-Graduação no UniCeub. Autor das obras: “Direito Administrativo e Controle”, “O Controle Externo das Concessões de Serviços Públicos e das Parcerias Público-privadas”, “A interpretação da Lei de Responsabilidade Fiscal Frente à Constituição Federal”, “A Atuação do Tribunal de Contas da União no Controle das Obras Públicas”, “O Papel do Tribunal de Contas da União no Controle das Agências Reguladora” e outros.

 

Carlos Sebastião da Costa

Engenheiro pela UFMS. Pós graduado em Auditoria de Obras Públicas pela Universidade de Brasília – UnB. Auditor Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União – TCU há dez anos, cinco dos quais como diretor na Secretaria de Fiscalização de Obras – Secob, unidade coordenadora da sistemática anual de fiscalização de obras – Fiscobras -, nas quais avaliam-se as licitações e contratações em seus diversos aspectos, como formação dos preços, adequação dos projetos básicos e executivos,  celebração dos contratos e seus aditivos, medições e cronogramas, dentre outros. Coordenou a participação do TCU na Rede de Controle da Gestão Pública, a qual desenvolve  ações integradas por diversos órgãos de controle direcionadas à fiscalização da gestão pública e ao diagnóstico e combate à corrupção, sendo exemplo a atuação que ora se faz em relação à Copa do Mundo de 2014. Atualmente é Assessor do Secretário-Geral de Controle Externo. Instrutor em atividades de capacitação em auditoria de obras públicas, no TCU, em outros órgãos da Administração Pública nacional e também entidades de fiscalização estrangeiras (Controladoria do Peru e Tribunal de Contas de Cabo Verde), e palestrante em diversos encontros técnicos e simpósios relativos a auditoria de obras públicas.

 

Cláudio Sarian Altounian

Engenheiro civil. Bacharel em Direito. Pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV e em Auditoria de Obras Públicas pela UnB. Dirigente do TCU há mais de 12 anos, dos quais sete como titular da Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União (Secob). Atuou no setor privado como engenheiro responsável pela execução, pelo planejamento e orçamento de vários empreendimentos. Professor de cursos na área de obras públicas e de meio ambiente. Autor do livro Obras públicas: licitação, contratação, fiscalização e utilização. Belo Horizonte: Fórum, 2009, 2.a edição.

 

Edgar Guimarães

Advogado em Curitiba. Mestre em Direito Administrativo pela PUC/SP. Professor de Direito Administrativo na Faculdade de Direito de Curitiba e na Universidade Tuiuti do Paraná. Consultor Jurídico do Tribunal de Contas do Paraná. Autor do livro "Controle das Licitações Públicas" (Dialética).

 

Fernanda Babini

Pós-graduação em Administração de Órgãos do Poder Judiciário e Ministério Público. Graduação em Administração de Empresas, Matemática e Ed. Artística.. Profissional da área de Licitação, com 18 anos de atuação em Órgão da Administração Pública Federal. Forte experiência na condução de negociações e liderança de equipes multifuncionais. Presidente da Comissão Permanente de Licitação, Presidente da Comissão Permanente de Cadastramento e Pregoeira, por vários anos. Assessora de Licitações, responsável pelo treinamento e direção da equipe de Pregoeiros, bem como pela implementação do Pregão Presencial e Eletrônico, implementação do Sistema de Registro de Preços, elaboração de editais nos mais variados segmentos, incluindo contratação de serviços terceirizados e obras de engenharia civil e pelo processamento de recursos e Mandados de Segurança no Órgão Federal a que pertence.

 

Flaviana Vieira Paim

Contadora formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Advogada, formada pela Universidade Luterana do Brasil – Ulbra.Pós-graduada em Auditoria e Perícia Contábil pela Faculdade Porto-Alegrense – FAPA. Sócia da Paim Contabilidade em Gravataí/RS, onde atua há mais de 12 anos com assessoria contábil e consultoria nas áreas trabalhista e tributária.Perita Contábil compromissada nas Varas Cíveis e Trabalhista da Comarca de Gravataí/RS e assistente técnica das partes em processos judiciais no Estado do Rio Grande do Sul. Professora e membro integrante do INGEP - Instituto de Gestão Pública do Estado do Rio Grande do Sul.Palestrante, facilitadora de treinamentos abertos e fechados voltados à gestão e fiscalização de contratos terceirizados, formação de preços e planilha de custos em diversas organizações Públicas pelo país. Autora de diversos artigos publicados sobre gestão de contratos e orçamentação para contratação de serviços.

 

Gustavo Cauduro Hermes

Advogado e Administrador de Empresas; atua nacionalmente como consultor e assessor nas áreas de licitação pública, redação de editais, projetos básicos, termos de referência e contratos administrativos, gerenciamento, fiscalização e auditoria de contratos, planejamento e avaliação de processos terceirizados e quarteirizados, redução e prevenção de passivo trabalhista. Diretor da AUGURE Desenvolvimento Empresarial Ltda. Diretor do Núcleo de Licitações e Contratos Administrativos do Instituto Nacional de Gestão Pública – INGEP. Foi professor de Direito Administrativo, Contratos e Direito Empresarial, entre outras, no curso de graduação em Direito da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, onde lecionou por mais de 14 (quatorze) anos. Foi professor de diversas disciplinas no curso de graduação em Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. Conferencista em âmbito nacional e integrante da equipe contratada pelo Governo da Bahia para o inédito trabalho de elaboração dos manuais e modelos de fiscalização e de gerenciamento de contratos administrativos e capacitação de mais de mil fiscais e gerentes de contrato daquele Estado, além de outros milhares treinados pelo Brasil desde a publicação da Lei 8.666/93, tendo trabalhado junto às mais renomadas Administrações Públicas deste país. Autor de diversos artigos e co-autor dos livros “Gerenciamento de Contratos na Administração Pública”, publicado pela Editora Makron Books em 1998 (esgotado) e “Subsídios para Contratação Administrativa”, publicado pelo INGEP em 2010 e ampliado em 2011.

 

Jair Eduardo Santana

Mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Advogado, parecerista e professor. Presta consultoria e assessoramento técnico para entidades públicas e privadas. Conferencista e palestrante presente em todos os Estados brasileiros e no Exterior, sempre tratando de temas ligados ao Direito Público e à Governança. Atua na capacitação de servidores públicos de todas as esferas de governo (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) ministrando cursos e treinamentos de Licitação e Contratos Administrativos, Pregão e Gestão Fiscal Responsável, Planejamento, Orçamentos e Controle da Administração Pública.

 

Jessé Torres Pereira Junior

Doutor em Direito Público pela UFRJ. Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Colaborador da Enciclopédia Saraiva do Direito e do Informativo de Licitações e Contratos (ILC). Autor das obras "O Direito à Defesa na CF/88"; Comentários à Lei de Licitações e Contratações da Administração Pública"; e "Da Reforma Administrativa Constitucional"; e "Licitações de Informática", publicadas pela Editora Renovar.

 

Jorge Ulisses Jacoby Fernandes

Mestre em direito público, professor de direito administrativo, escritor, conferencista e palestrante. 

Desenvolveu uma longa e frutífera carreira no serviço público ocupando vários cargos: Membro do Conselho Interministerial de Desburocratização, Conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Procurador e Procurador-geral do Ministério Público junto ao TCDF, Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Advogado e Administrador Postal da ECT e ainda consultor cadastrado no Banco Mundial. 

Publica periodicamente vários trabalhos principalmente na seara do Direito Administrativo, com destaque para uma abundante produção de artigos científicos nas principais publicações jurídicas brasileiras: Revista FCGP, Capital Público, Boletim de Direito Administrativo da Editora NDJ, Revista O Pregoeiro e caderno Direito & Justiça do Correio Braziliense. Colabora como conselheiro editorial na Editora Fórum. 

É autor de vários livros publicados, dos quais destacamos: o Vade-Mécum de Licitações e Contratos Administrativos – 5ª Ed. 2011; Sistema de Registro de Preços e Pregão – 4ª Ed. 2011; Tribunais de Contas do Brasil – Jurisdição e Competência – 2ª Ed. 2009; Contratação Direta sem Licitação - 9ª ed. 2011. 

Como conferencista apresenta diversos cursos e seminários em todo país.

 

José Anacleto Abduch Santos

Advogado e Mestre em Direito Administrativo pela UFPR. Procurador do Estado do Paraná. Presidente do Conselho de Administração da ParanaPrevidência. Presidente de Comissões de Licitações no âmbito estadual. Professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito de Curitiba, da Unibrasil, do IBEJ e do CESUSC-SC. Coordenador do Curso de Especialização em Administração Pública da Unibrasil. Autor da Obra “Contratos de Concessão de Serviços Públicos – Equilíbrio Econômico-Financeiro” (Juruá, 2002).

 

 

Karine Lílian de Sousa Machado

Auditora Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, onde é servidora desde 1994. Graduada em Direito, com MBA em Gestão da Administração Pública. Co-autora do livro Licitações & Contratos – Orientações Básicas, editado pelo Tribunal de Contas da União. Autora de diferentes artigos sobre direito administrativo e controle externo publicados nos periódicos Revista do TCU, Boletim de Licitações e Contratos, JAM Jurídica, O Pregoeiro, Fórum de Contratação e Gestão Publica, Instrutora de convênios e licitações e contratos do Instituto Serzedello Corrêa do TCU. Palestrante e conferencista, com vários cursos ministrados.

 

Keila Soares Fonseca

Advogada. Especialista em Direito Tributário e Legislação de Impostos, servidora do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, onde atua como Presidente da Comissão de Licitação e Contratos desde o ano de 2003 e Pregoeira, professora universitária das disciplinas direito civil e constitucional do UNICEUMA, consultora na área de licitação e contratos, instrutora da Escola de Contas-TCE/MA, da Escola Superior de Magistratura do Maranhão-ESMAN, do Instituto Brasileiro de Pesquisas Públicas-IBRAPP, do Istituto Euvaldo Lodi-IEL e participação de eventos e capacitações na área de licitação e contratos.

 

Licurgo Mourão

Mestre em Direito Econômico; pós-graduado em Direito Administrativo, Contabilidade Pública e Controladoria Governamental; bacharel em Direito e em Administração; auditor e conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Minas Gerais; ex-advogado; ex-auditor tributário e de contas públicas; palestrante e conferencista; vice-presidente sudeste da Associação Nacional dos Auditores (Ministros e Conselheiros Substitutos) dos Tribunais de Contas do Brasil; professor convidado da Universidade San Nicolas de Hidalgo – Morélia-México, da Universidade Positivo – Paraná-Brasil, do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – CIESA, da Escola de Administração Fazendária – ESAF (MINFAZ), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Escola de Contas Públicas; membro do Foro Mundial de Jóvenes Administrativistas com sede na Cidade do México; professor universitário nas cadeiras de “Introdução ao Direito”, “Orçamento e Finanças Públicas” e “Contabilidade e Auditoria do Setor Público”; professor em cursos de capacitação e de pós-graduação nas áreas de Direito Administrativo, Financeiro e Econômico, Controle Externo, Responsabilidade Fiscal, Contabilidade Pública, Auditoria Governamental e Controle Gerencial; ex-membro do Instituto Transparência Brasil, associado à Transparency International America Latina y Caribe. Autor de artigos técnicos e livros, entre eles: Direito Administrativo Brasileiro e Lei de Responsabilidade Fiscal: O Paradigma Gerencial (2004); Direito Financeiro e Finanças Públicas sob a Égide da Lei de Responsabilidade Fiscal (2004); Orçamento Público sob a Égide da Lei de Responsabilidade Fiscal (2004).Co-autor do trabalho técnico-científico ganhador do Prêmio Internacional conferido em 2009 pela OLACEFS - Organización Latinoamericana y del Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores no “XII Concurso Anual de Investigação Omar Lynch”.

 

Luciano Ferraz

Advogado. Mestre e Doutor em Direito Administrativo pela UFMG Assessor Jurídico do Tribunal de Contas de Minas Gerais. Diretor do Instituto Mineiro de Direito Administrativo.  Professor dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da PUC-Minas e da Escola de Contas do TCMG.

 

Luiz Claudio de Azevedo Chaves

Graduado em Administração e Direito, o Prof. Luiz Claudio Chaves, possui sólida experiência profissional, tanto no exercício de funções públicas como na esfera privada, tais como Pregoeiro presencial e eletrônico, Presidente de Comissões de Licitação, consultor em projetos do BID/BIRD e Fiscal de Contratos de Terceirização. Na atividade docente, conta com a experiência de mais de 15 anos de atuação como instrutor/palestrante em todo o território nacional, e tem anotado mais de 4.000 horas de treinamento e cerca de 1.200 pregoeiros formados em seus cursos. É professor das melhores instituições de ensino e escolas de governo do País, aonde vem se destacando como um dos mais requisitados conferencistas da nova geração de docentes, dentre as quais destacam-se: Fundação Getúlio Vargas – FGV-PROJETOS, Escola de Administração Fazendária – ESAF, Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, Escola de Administração Judiciária – ESAJ/TJRJ, Escola Nacional de Serviços Urbanos – ENSUR/IBAM, Fundação Escola de Serviço Público – FESP/RJ.

 

Márcio Cammarosano

Doutor em Direito, Professor de Direito Administrativo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Supervisor Científico do Informativo de Licitações e Contratos – ILC. Autor das obras: "Provimentos de Cargos Públicos no Direito Brasileiro", 1984, Revista dos Tribunais, "Curso de Direito Administrativo", 1986, Revista dos Tribunais, em co-autoria com Celso Antônio Bandeira de Mello e outros autores, "Direito Administrativo na Constituição de 1988", 1991, Revista dos Tribunais, também com Celso Antônio Bandeira de Mello e outros autores.

 

Odilon Cavallari de Oliveira

Graduado e pós-graduado em Direito e em Administração Financeira. Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União desde 1993, quando ingressou após aprovação em concurso público. Exerceu, a partir de 1996, as seguintes funções de confiança: Assessor de Ministro, Secretário da 5ª Secretaria de Controle Externo, Secretário da Secretaria de Recursos - unidade responsável pela análise de todos os recursos interpostos contra as decisões do TCU -, e Consultor Jurídico do TCU, com atuação junto ao Supremo Tribunal Federal, inclusive por meio de sustentação oral. Atualmente exerce a função de Secretário da Secretaria das Sessões. É autor de diversos artigos publicados em revistas especializadas, palestrante e professor de cursos sobre responsabilização e processos nos tribunais de contas, ministrados no TCU e em diversas instituições, tanto públicas quanto privadas, em todo o Brasil.

 

Rodrigo Pironti Aguirre de Castro

Mestre em Direito Econômico e Social PUC/PR. Especialista em Direito Administrativo IDRFB. Especialista em Direito Empresarial PUC/PR. Professor convidado da Universidade de La Plata (Argentina) e Universidade de San Nicolas de Hidalgo (México). Professor da Universidade Tuiuti do Paraná e da Universidade Positivo. Professor do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar Filho. Conselheiro Estadual da OAB-PR. Presidente da Comissão de Gestão Pública e Assuntos da Administração - OAB/PR. Vice-Presidente do Foro Mundial de Jóvenes Administrativistas (México). Membro do Instituto Paranaense de Direito Administrativo. Membro do Instituto Ibero-americano de jovens juristas. Autor das Obras Processo Administrativo e Controle da Atividade Regulatória (Ed. Fórum) e Sistema de Controle Interno: uma perspectiva do modelo de gestão pública gerencial (Ed. Fórum).

 

Rolf Dieter Oskar Friedrich Bräunert

Engenheiro civil. Professor da Universidade Federal do Paraná com especialização na Universidade de Stuttgart e Hannover Alemanhã. Atua na área de licitações desde 1974. Presidente de inúmeras Comissões de Licitações. Consultor contratado pelo PNUD - Nações Unidas e Consultor em licitações nacionais e internacionais em programas financiados pelo BID e BIRD. Autor do livro "A Prática da Licitação", 2002.

 

Valéria Cordeiro

Pós-Graduada em Direito da Administração Pública na Universidade Federal Fluminense. Pregoeira premiada no II Congresso Brasileiro de Pregoeiros em 2007. Reconhecida nacionalmente pelo sucesso em mais de 700 Pregões realizados com êxito e por formar mais de 3.000 Pregoeiros. Instrutora com atuação em nível nacional, ministrando cursos e seminários sobre Licitações e Contratos, Capacitação de Pregoeiros - Pregão Presencial e Eletrônico, Registro de Preços e Aspectos Polêmicos da Modalidade Pregão. Professora do Fundação Escola do Ministério Público da Paraíba, Professora do Curso de Pós-Graduação em Gestão e Controladoria em Serviços Públicos da UNIFOA - Especialidade Técnica - Licitações e Contratos Administrativo e Gestão Pública. Atua na área de licitações e contratos desde 1996 e é Pregoeira desde 2001. Presidente da Comissão Permanente de Licitação e Assessora Técnica de Licitações no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Autora do Manual Prático de Licitações – Pregão Presencial e Eletrônico.

 

Yonice Pimentel

Advogada. Auditora Fiscal CE do TCE/PI, Professora de Direito Administrativo em cursos de Pós Graduação, Auditora Fiscal CE do TCE/PI, Ministrante e Palestrante em Cursos e Eventos, exerceu os cargos de Chefe da Divisão de Licitações e Contratos do TCE/PI; Chefe da II Divisão Técnica da Diretoria de Assuntos Municipais do TCE/PI. À disposição do Governo Estadual exerceu os cargos: Titular da Coordenadoria de Licitações do Estado do Piauí; Assessora Especial do Governador junto a CEL/SEAD; atualmente, Superintendente de Licitações/Central de Licitações do Estado do Piauí – CEL/SEAD, vasta experiência na área da Administração Pública Estadual e Municipal.

 

- Outras Áreas

 

Alcyon Ferreira de Souza

Administrador; Contador, Mestre em Engenharia da Produção em Planejamento e Orçamento Público pela UFSC/SC, Mestre em artes Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais – ESAO, Especialista em Execução Orçamentária e Financeira, Orçamento Público pela ABOP e SOESO, Planejamento Governamental nas esferas de Governo, autor de projetos de Livros publicados na ENAP - Escola Nacional de Administração Pública, com Notória Especialização fornecida pela ENAP, consultor na área de Gestão Pública - Convênio e Parceria; Orçamento Público, Contabilidade Pública, Prestação e Tomada de Contas, atuando em diversos Estados e Prefeituras, capacitando equipes em Convênio e Parceria; Gestão Contábil e Financeira; Gestão Orçamentária e Prestação de Contas e Tomada de Contas Especial. SIAFI; SIAFI Gerencial.

 

Fernando Alberto Freire

Professor e Consultor Especialista em Gestão de Convênios há mais de 15 anos, realizando trabalhos em diversos Órgãos Federais, Estaudais e Municipais. Graduado em Comunicação pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília – CEUB; Exerceu, também, ao longo de sua carreira a chefia da Seção de Convênios Ministério da Educação e Cultura - MEC; a Gerencia de Convênios da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, e responsável pelo acompanhamento e controle dos Contratos de Repasse e dos Termos Aditivos aos Contratos de Repasse do Projeto de Reforço e Reorganização do Sistema Único de Saúde - REFORSUS, da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, que conta com financiamento do BIRD e BID, através de Contratos de Empréstimo.

 

Ismênia Timo de Castro

Graduada em Letras pela UnB - Universidade de Brasília. Pós-graduada em Didática do Ensino Superior, pela UCB - Universidade Católica de Brasília, e em Piscopedagogia, pelo UniCEUB - Centro Universitário de Brasília. Especialista em Dinâmica de Grupo, pela SOBRAP - Sociedade Brasileira de Psicologia e Psicodrama. Intensa atuação em programas de capacitação dos servidores do GDF - Governo do Distrito Federal. Professora aposentada do FEDF - Fundação Educacional do Distrito Federal. Cursos apresentados em vários ministérios, tribunais, universidades e outros órgãos da administração pública, como o STF - Supremo Tribunal Federal, SEPR - Secretarias Especiais da Presidência da República, Procuradoria Geral da República e Advocacia Geral da União.

 

João Jampaulo Júnior

Mestre e Doutor em Direito do Estado – Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor Titular da Cadeira de Direito Constitucional na Faculdade de Direito Padre Anchieta (Unianchieta) – Jundiaí/SP. Professor convidado do curso de pós-graduação da Faculdade de Direito da Fundação Regional de Blumenau (FURB/SC). Professor convidado da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Advogado militante. Consultor Jurídico concursado da Câmara Municipal de Jundiaí/SP. Autor dos livros O Processo Legislativo Municipal: doutrina, jurisprudência e prática (2. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2009), O Processo Legislativo: sanção e vício de iniciativa (São Paulo: Malheiros, 2008), e do capítulo Plano Diretor: O Processo Legislativo (In: DALLARI, Adilson Abreu; DI SARNO, Daniela Campos Libório (Coord.). Direito urbanístico e ambiental. Belo Horizonte: Fórum, 2007). Possui artigos publicados em revistas especializadas em Direito do Estado.

 

José Moacir Jorge

Administrador de Empresas graduado pela Universidade Mackenzie com Especialização em Recursos Humanos pela FGV, cursando atualmente o Master em Tecnologia Educacional na FAAP, cuja carreira soma mais de 35 anos, sendo 20 como Executivo de RH e mais de 15 como Consultor Empresarial em projetos relacionados a Sistemas de Remuneração, Desenvolvimento e Mudança Organizacional e Programas de Participação em Resultados e Desenvolvimento de Lideranças e de Equipes. Sócio Diretor da Q&R – Treinamento Empresarial Ltda e da SALNET Pesquisas e Remuneração. Durante 15 anos, atuou como Professor dos Cursos de Pós-Graduação da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, nas disciplinas Sistema de Remuneração, Desenvolvimento Organizacional, Estratégias de Recursos Humanos e Sensibilização e Formação de Equipes. Expositor em palestras e cursos empresariais, programados anualmente em todo o território brasileiro. Autor do livro REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA – Como desenvolver atitudes empreendedoras por meio da remuneração – Editora Ltr

 

Nelson Maia Schocair – PH.I.

Doutor em Filosofia Univérsica, Presidente da Academia de Letras do Brasil, Seccional Rio de Janeiro, Professor de Língua Portuguesa nas áreas Linguística e Jurídica. Possui experiência de 25 anos na instrução de cursos nas áreas administrativa e jurídica em Órgãos Públicos, Autarquias e Fundações (Ministério Público da União, Delegacia de Julgamento da Receita Federal, Suframa, Instituto Nacional de Cardiologia, Tribunal Regional Eleitoral, Suframa, Conselho Federal de Enfermagem, Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Fazenda do Estado da Bahia, Conselho Regional de Enfermagem, dentre outros). Palestrante em eventos recentes tais como I Seminário das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo, III e IV Seminários Nacionais de Secretariado e Assessoria, XVII Congresso Nacional de Secretárias, I Seminário Administrativo do Cofen, dentre outros. Autor dos livros “Gramática Moderna da Língua Portuguesa”, 4ª edição, Ed. Ímpetus (adotada em inúmeras universidades e indicada em concursos públicos); “Manual de Redação – Teoria e Prática”, 3ª edição, Ed. Ímpetus; Português Jurídico – Teoria e Prática, Ed. Elsevier/Campus, adotada pelas Faculdades de Direito Dom Bosco e Fundação Getúlio Vargas.

 

Piero Di Sora

Instrutor e Consultor em nível nacional com experiência de mais de 30 anos na área de transportes, realizando diversos trabalhos em organizações privadas e públicas das esferas federal, estadual e municipal; Engenheiro Industrial Mecânico - Faculdade de Engenharia Industrial - PUC; Especialista em treinamento gerencial na área de Administração de Transportes; Técnico em máquinas e motores pela Escola Técnica Federal de São Paulo; Coordenador do subcomitê de Transportes (durante 5 anos) e do Comitê de Gestão Empresarial da ELETROBRÁS; Foi a mais de 20 anos Superintendente de Transportes e Serviços Gerais da ELETROPAULO - uma das maiores frotas de veículos da América Latina; Diretor da Playsoma Assessoria e Treinamentos S/C Ltda; Instrutor e consultor em nível nacional de empresas privadas de grande porte e multinacionais e de empresas públicas, federais, estaduais e municipais; Autor de diversos artigos técnicos publicados nas revistas Transporte Moderno eTechnibus.

 

Renato Dias Fraga

Instrutor em nível nacional com mais de 20 anos de experiência em Organizações Privadas e Públicas da esfera Federal, Estadual e Municipal, na área de Materiais, Almoxarifado e Compras; Especialização em Gestão de Estoques FGV; Pós-graduado em Administração Estratégica; Experiência Profissional: - Diretor do Departamento de Administração da UFES - Universidade Federal do Espírito Santo; - Atuação de mais de 20 anos na área de Materiais da UFES - Universidade Federal do Espírito Santo; - Consultor da Secretaria de Ensino Superior do MEC/Brasília no desenvolvimento do SAM - Sistema de Adm. de Material para as Instituições Federais de Ensino Superior; - Administrador de Empresas.

 

Yara Beatriz Cruz de Oliveira

Advogada, graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS; pós-graduada em Didática, Administração e Planejamento Docente pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA; Mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade Luterana do Brasil, professora de Direito Processual Civil da Universidade Luterana do Brasil entre 1995 e 2002, nas disciplinas de Teoria Geral do Processo, Processo de Execução e Medidas Cautelares e Prática Processual em Recursos Cíveis; Diretora e professora da ESAPP – Escola de Administração Pública, entre os anos de 2002 e 2005, atuando nacionalmente em cursos abertos, corporativos e treinamentos nas áreas de Controle Judicial da Constitucionalidade e Atuação do Poder Público em Juízo, Sistemas de Controle de Condutas do Servidor no Setor Público – Sindicância, Processo Administrativo Disciplinar e Avaliação de Desempenho; consultora e coordenadora do Núcleo de Processos e Procedimentos Administrativos e Judiciais do INGEP – Instituto Nacional de Gestão Pública; colaboradora da AUGURE – Desenvolvimento Empresarial Ltda.; Consultora Jurídica; parecerista e palestrante na área de controle de condutas dos agentes públicos - controle disciplinar e avaliação de desempenho -  de instituições como Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - TRE-RJ, Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina - TRE-SC, Tribunal Regional do Trabalho da 19a. Região - TRT 19a., Banestes S/A, Ministério da Saúde - Hospital Geral de Bonsucesso - Rio de Janeiro.