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FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE EQUIPES DE ATENDIMENTO A CLIENTES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - GURUPI

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Para o cidadão, a linha de frente é a instituição. Toda vez que uma pessoa contata um órgão público, pessoalmente ou por telefone, ele constrói uma imagem positiva ou negativa daquela instituição, a partir da experiência que ela teve com o profissional que a atendeu.

Quando o cidadão é mal ou bem atendido, ele generaliza a experiência para a imagem geral que faz do serviço. Na maioria das vezes, ele não se lembra da pessoa que o atendeu, mas lembra-se do sentimento que aquela interação lhe provocou. E o ser humano tem uma tendência a notar mais os erros do que os acertos das outras pessoas.

O cidadão hoje é mais exigente, conhece seus direitos, têm referências de bom atendimento, por isso ele quer ter um tratamento respeitoso e personalizado. Ser bem atendido não basta, ele quer ser encantado. Para ter excelência na prestação do serviço, as empresas precisam ter profissionais qualificados, que tenham competência técnica e emocional. Os clientes esperam que os profissionais que os atendem percebam suas características e necessidades. 


ENTENDENDO O SNG – SISTEMA NACIONAL DE GRAVAMES - MELHORES PRÁTICAS NOS PROCEDIMENTOS, CONTROLE DAS AÇÕES, APERFEIÇOAMENTO DE OPERADORES (PALMAS)

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Tendo em vista a necessidade de obter maior segurança em suas operações de financiamento automobilístico, o mercado financeiro no final da década de 90, em parceria com instituições que já segmentavam a prevenção de fraudes deste âmbito no País, desenvolveram um sistema que traria a todas as partes envolvidas neste processo (Instituições financeiras, Detrans e consumidores), a segurança nas operações, dando credibilidade a todas as instituições envolvidas.
Este curso tem por objetivo a capacitação e aperfeiçoamento dos servidores e profissionais que atuam na operacionalização, gerenciamento e fiscalização dos procedimentos que envolvam os processos de registro de financiamento de veículos. 
Os participantes terão a oportunidade de rever todos os procedimentos internos já aplicados no seu dia-a-dia, podendo, além de tirar suas dúvidas frequentes. Obter um maior conhecimento deste processo, que por sua vez envolve mais de cinquenta por cento das operações de um Órgão de Trânsito.  

COMO PLANEJAR, LICITAR, CONTRATAR E FISCALIZAR A TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – AS INOVAÇÕES DA IN Nº 05/17 E DA LEI Nº 13.429/17 - MA

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A Instrução Normativa nº 02/08, editada pela Secretaria de Logistica e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e Gestão foi um marco normativo no plano dos contratos de prestação de serviços terceirizados da Administração Pública. Embora destinada apenas a órgãos e entidades vinculados ao Sistema de Serviços Gerais – SISG, acabou sendo utilizada como referência importante por toda a Administração Pública nacional. Estados, Municípios, Poder Judiciário e Legislativo passaram a adotar suas regras como referência na formação, gestão e fiscalização dos contratos de terceirização. Esta norma foi revogada e substituída pela IN Nº 05/17, que contém importantes inovações a serem adotadas por órgãos e entidades públicos de modo a aperfeiçoar seus contratos de terceirização. Por outro lado, foi editada em 2017 a Lei nº 13.429, que trouxe um novo regime para os contratos de prestação de serviços terceirizados e para os contratos de locação de mão de obra, que deve ser observado quando das contratações públicas.

Tendo em vista que os contratos de terceirização são um instrumento indispensável para que o Estado possa cumprir suas funções institucionais, como prestar serviços de saúde, transporte ou educação, conhecer e bem aplicar as novas normas é um dever inafastável do agente público na busca da eficiência e da eficácia da contratação de serviços terceirizados, de modo a evitar erros e ilegalidades que podem gerar a responsabilidade pessoal ou mesmo a responsabilidade subsidiária por encargos trabalhistas do empregado terceirizado.


ENTENDENDO O SNG – SISTEMA NACIONAL DE GRAVAMES - MELHORES PRÁTICAS NOS PROCEDIMENTOS, CONTROLE DAS AÇÕES, APERFEIÇOAMENTO DE OPERADORES (GURUPI)

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Tendo em vista a necessidade de obter maior segurança em suas operações de financiamento automobilístico, o mercado financeiro no final da década de 90, em parceria com instituições que já segmentavam a prevenção de fraudes deste âmbito no País, desenvolveram um sistema que traria a todas as partes envolvidas neste processo (Instituições financeiras, Detrans e consumidores), a segurança nas operações, dando credibilidade a todas as instituições envolvidas.
Este curso tem por objetivo a capacitação e aperfeiçoamento dos servidores e profissionais que atuam na operacionalização, gerenciamento e fiscalização dos procedimentos que envolvam os processos de registro de financiamento de veículos. 
Os participantes terão a oportunidade de rever todos os procedimentos internos já aplicados no seu dia-a-dia, podendo, além de tirar suas dúvidas frequentes. Obter um maior conhecimento deste processo, que por sua vez envolve mais de cinquenta por cento das operações de um Órgão de Trânsito.  

ENTENDENDO O SNG – SISTEMA NACIONAL DE GRAVAMES - MELHORES PRÁTICAS NOS PROCEDIMENTOS, CONTROLE DAS AÇÕES, APERFEIÇOAMENTO DE OPERADORES (ARAGUAÍNA)

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Tendo em vista a necessidade de obter maior segurança em suas operações de financiamento automobilístico, o mercado financeiro no final da década de 90, em parceria com instituições que já segmentavam a prevenção de fraudes deste âmbito no País, desenvolveram um sistema que traria a todas as partes envolvidas neste processo (Instituições financeiras, Detrans e consumidores), a segurança nas operações, dando credibilidade a todas as instituições envolvidas.
Este curso tem por objetivo a capacitação e aperfeiçoamento dos servidores e profissionais que atuam na operacionalização, gerenciamento e fiscalização dos procedimentos que envolvam os processos de registro de financiamento de veículos. 
Os participantes terão a oportunidade de rever todos os procedimentos internos já aplicados no seu dia-a-dia, podendo, além de tirar suas dúvidas frequentes. Obter um maior conhecimento deste processo, que por sua vez envolve mais de cinquenta por cento das operações de um Órgão de Trânsito.  

ENTENDENDO O SNG – SISTEMA NACIONAL DE GRAVAMES - MELHORES PRÁTICAS NOS PROCEDIMENTOS, CONTROLE DAS AÇÕES, APERFEIÇOAMENTO DE OPERADORES (TOCANTINÓPOLIS)

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Tendo em vista a necessidade de obter maior segurança em suas operações de financiamento automobilístico, o mercado financeiro no final da década de 90, em parceria com instituições que já segmentavam a prevenção de fraudes deste âmbito no País, desenvolveram um sistema que traria a todas as partes envolvidas neste processo (Instituições financeiras, Detrans e consumidores), a segurança nas operações, dando credibilidade a todas as instituições envolvidas.
Este curso tem por objetivo a capacitação e aperfeiçoamento dos servidores e profissionais que atuam na operacionalização, gerenciamento e fiscalização dos procedimentos que envolvam os processos de registro de financiamento de veículos. 
Os participantes terão a oportunidade de rever todos os procedimentos internos já aplicados no seu dia-a-dia, podendo, além de tirar suas dúvidas frequentes. Obter um maior conhecimento deste processo, que por sua vez envolve mais de cinquenta por cento das operações de um Órgão de Trânsito.  

9º SEMINÁRIO TOCANTINENSE DE LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS

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A ineficiência administrativa no processo da contratação pública pode produzir danos imensos para o interesse público e para o erário. Daí que um dos principais deveres do gestor público é conduzir com eficiência, zelo, probidade e economicidade as licitações e as execuções dos contratos firmados com particulares para obter deles os bens, os serviços ou as obras indispensáveis para o funcionamento da máquina pública.

Para que isso ocorra, é necessário que os servidores que atuam no processo licitatório e no processo da execução contratual sejam dotados do instrumental jurídico, técnico e material para bem desempenhar suas funções, de modo a evitar o cometimento de erros e de ilegalidades.

Uma das formas de evitar estes desvios que podem comprometer o interesse da organização pública, é conhecer os principais problemas que podem ser encontrados no processo, desde a fase interna da licitação, até o recebimento definitivo do objeto do contrato.

Tomar plena ciência dos problemas que podem surgir quando da licitação ou da execução do contrato se insere no plano da categoria geral de gestão de riscos, técnica inestimável de governança pública, que nos termos do disposto na Instrução Normativa nº 01/16 do MPOG e da CGU é “combinação de processos e estruturas implantadas pela alta administração, para informar, dirigir, administrar e monitorar as atividades da organização, com o intuito de alcançar os seus objetivos”.

Nesta medida, para obter a máxima eficiência e alcançar os elevados objetivos de governança pública que a organização deve almejar, é fundamental que os riscos a que estão sujeitas as licitações e os contratos firmados sejam mapeados e, na medida do possível, evitados.

Neste contexto, é preciso possibilitar aos agentes públicos envolvidos no processo da contratação a oportunidade de capacitação plena, para que possam adquirir as informações fundamentais que possibilitarão a excelência na gestão dos recursos públicos e simultaneamente a diminuição do risco de contratações lesivas ao interesse público, que produzam lesão ao erário.

O 9º Seminário Tocantinense de Licitações e Contratações Públicas constitui uma oportunidade ímpar para o aperfeiçoamento e a capacitação profissional, seja de agentes públicos, seja de particulares interessados e envolvidos nos processos de licitação.

Serão três dias de pleno, integral e imperdível contato com as mais atualizadas posições jurídicas doutrinárias, dos Tribunais de Contas e do Poder Judiciário e com professores renomados que apontaram os principais problemas que os servidores podem enfrentar no processo da contratação pública e os meios para evitá-los.

 

Obras Públicas e Serviços de Engenharia - Licitação, Contratação, Fiscalização e Utilização (PB)

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O elevado volume de recursos investidos OBRAS PÚBLICAS pelos governos federal, estadual e municipal exige de todos os agentes públicos e privados envolvidos direta ou indiretamente no processo de contratação cuidado para que esses empreendimentos sejam efetivamente concluídos nos parâmetros previstos: QUALIDADE, PRAZO e CUSTO.

O presente evento traz uma abordagem inovadora. Procura transmitir aos alunos, além da jurisprudência existente até o momento, metodologia segura para que a organização desenvolva seus colaboradores desempenhem a contento suas atribuições para o planejamento, a elaboração do Edital e a fiscalização dos contratos a fim de assegurar o sucesso da implementação do projeto planejado.

Para tanto, a NTC convidou para ministrar este curso o autor de um dos livros mais conhecidos no mercado editorial brasileiro a respeito do tema: “OBRAS Públicas: Licitação, Contratação, Fiscalização e Utilização”, em sua 5ª edição, publicado pela editora Fórum, além de outras publicações.

Ao final do curso, pretende-se que os participantes tenham a exata dimensão a respeito das principais a serem empreendidas para:

- Execução do Projeto Básico, Orçamento e Cronogramas do empreendimento;

- Elaboração do Edital: definição das regras para habilitação, modalidades, tipos de licitação e regime de execução;

- Julgamento das propostas dos licitantes com vistas a definir a proposta mais vantajosa;

- Procedimentos de Fiscalização e acompanhamento dos contratos: medições, aditivos, controle de prazo e qualidade.


FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE EQUIPES DE ATENDIMENTO A CLIENTES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ARAGUAÍNA

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Para o cidadão, a linha de frente é a instituição. Toda vez que uma pessoa contata um órgão público, pessoalmente ou por telefone, ele constrói uma imagem positiva ou negativa daquela instituição, a partir da experiência que ela teve com o profissional que a atendeu.

Quando o cidadão é mal ou bem atendido, ele generaliza a experiência para a imagem geral que faz do serviço. Na maioria das vezes, ele não se lembra da pessoa que o atendeu, mas lembra-se do sentimento que aquela interação lhe provocou. E o ser humano tem uma tendência a notar mais os erros do que os acertos das outras pessoas.

O cidadão hoje é mais exigente, conhece seus direitos, têm referências de bom atendimento, por isso ele quer ter um tratamento respeitoso e personalizado. Ser bem atendido não basta, ele quer ser encantado. Para ter excelência na prestação do serviço, as empresas precisam ter profissionais qualificados, que tenham competência técnica e emocional. Os clientes esperam que os profissionais que os atendem percebam suas características e necessidades. 


GESTÃO E LIDERANÇA DE EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO - TO

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A capacidade produtiva de uma organização está diretamente alinhada à capacidade produtiva de suas equipes. Essas, por sua vez, dependem de uma forte liderança, capaz de alinhar estratégias ao desempenho, produzindo os resultados esperados com excelência. Uma competência essencial para que equipes e objetivos organizacionais entrem em sintonia é a liderança, que desponta como o vetor de alinhamento estratégico, conectando os grandes objetivos organizacionais aos resultados finais.

Assim, as organizações em transformação, cada vez mais, apostam no poder de suas equipes, como células geradoras de resultados de qualidade e de inovação. Elas sabem que não existem pessoas completas e únicas, mas que a força humana de desenvolvimento organizacional está concentrada nas equipes e não nos indivíduos por si só.

O presente treinamento busca capacitar as pessoas que necessitam desenvolver e fortalecer seu papel estratégico para a promoção da parceria líder-equipe e para a construção e manutenção de times de alto desempenho.