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A NTC conta com um corpo docente impressionante, criativo e singular. Sua equipe é composta por consultores, palestrantes e instrutores de renome nacional no ramo do Direito Administrativo, Gestão Pública e Educação, além de profissionais experientes e especializados em diversas outras áreas de atuação, que reafirmam o compromisso com a qualidade e a excelência na transferência de conhecimento.
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Conhecimento e domínio do tema
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Graduado em Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Direito pela UNICAP e Engenharia Eletrônica pela UPE. Especialização em Contabilidade e Controladoria pela UFPE e Mestrado em Administração Pública pela EBAPE/FGV - RJ.
Atua como Auditor das Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. É Professor da Escola de Contas Professor Barreto Guimarães, da AESGA e da UFPE. Já ministrou mais de 200(duzentos) cursos nas disciplinas Contabilidade, Orçamento e Controladoria no Setor Público, conforme currículo disponível na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/2939346378236113)
Graduou-se em Direito em 1969, pela Universidade Federal Fluminense, especializando-se na área tributária. Atuou na Secretaria de Fazenda do antigo Estado da Guanabara; foi Auditor da Associação Brasileira de Crédito e Assistência Rural - ABCAR; ocupou o cargo de Vice-Presidente do Citibank - Filial Rio de Janeiro; foi Diretor de Crédito na área bancária do Grupo Sharp e vários outros cargos de diretoria em instituições financeiras. Foi Subsecretário de Fazenda no Município de São Gonçalo onde atuou por nove anos. É especialista em Administração Pública, especialista em Docência Superior, Pós-Graduado pela Universidade Estácio de Sá, além de vários outros cursos e treinamentos no campo financeiro e tributário, tendo longos anos de experiência na condução de treinamento em Gestão Fazendária Municipal.
Professor nas áreas de controle externo, governança e gestão de riscos; Auditor Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União desde 1989; ex-Secretário de Controle Externo do TCU; Assessor de Ministro do TCU; bacharel em Administração de Empresas pelo Uniceub de Brasília e graduado em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco em Campo Grande – MS; especialista em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, MBA em Controle Externo pela Fundação Getúlio Vargas; instrutor do Instituto Serzedello Corrêa – ISC do Tribunal de Contas da União – TCU desde 1999; experiência de 38 anos no setor público; palestrante em eventos na área de controle; membro da Rede de Expertos Iberoamericanos (REI) em fiscalização da Fundação CEDDET – Espanha; ministra regularmente cursos nas áreas de tomada de contas especial, convênios, responsabilização no âmbito do setor público e gestão de riscos.
Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União desde 1994. Exerce atualmente o cargo de Secretário de Controle Externo do TCU. Ocupou o cargo de Diretor-Geral do Instituto Serzedello Corrêa (ISC). Bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB). MBA em Controle Externo pela Fundação Getúlio Vargas. Tem 30 anos de experiência em controle e auditoria do setor público (controles interno e externo). Palestrante em eventos nacionais e internacionais na área de auditoria. Instrutor dos programas de forma-ção para novos servidores do TCU nas áreas de auditoria e instrução de processos. Realizou auditorias em diversos órgãos e empresas da Administração Pública federal. Ocupou diversos cargos gerenciais nas áreas de auditoria e fiscalização. Professor de cursos abertos e in com-pany sobre gestão pública, auditoria governamental, auditoria de obras públicas, auditoria de licitações e contratos, responsabilização de agentes públicos, entre outros.
Doutorando em Direito e Políticas Públicas pelo UniCEUB. Mestre em Direito Constitucional pelo IDP – Instituto Brasiliense de Direito Público, pós-graduado em Administração Financeira pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, bacharel em Direito pelo UniCEUB e em Administração de Empresas pela UnB. Advogado e Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União desde 1993, quando ingressou após aprovação em concurso público. Desde 1996 têm exercido diversas funções de destaque no TCU como Assessor de Ministro, Secretário da 5ª Secretaria de Controle Externo, Secretário da Secretaria de Recursos – unidade responsável pela análise de todos os recursos interpostos contra as decisões do TCU -, Consultor Jurídico do TCU, por duas vezes, com atuação junto ao Supremo Tribunal Federal, inclusive por meio de sustentação oral, e Secretário da Secretaria das Sessões. Atualmente, é Assessor de Ministro do TCU. Há mais de 15 anos ministra cursos e palestras sobre temas relacionados ao controle das finanças públicas, tais como responsabilização e processo perante os tribunais de contas e licitações e contratos. Palestrante e professor de cursos na área do Direito Constitucional, Administrativo, Financeiro e Controle Externo, ministrados no TCU, no Instituto dos Magistrados do Distrito Federal – IMAG -, e em cursos de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas – FGV, do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP, e da Universidade de Brasília – UnB, e também em diversas instituições, tanto públicas quanto privadas, em todo o Brasil.
É ainda co-autor do livro “Política pública e controle: um diálogo interdisciplinar em face da Lei n. 13.655/2018, que alterou a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro” e de diversos artigos publicados em revistas especializadas.
Engenheiro Civil. Pós-graduado em Auditoria de Obras. Atualmente é Secretário de Fiscalização de Obras do Tribunal de Contas da União. Antes foi Secretario de Engenharia e Serviços de Apoio do TCU e Diretor Executivo e Presidente do Conselho Deliberativo do IBRAOP. Instrutor do Instituto Serzedello Corrêa, Fundação Getúlio Vargas e de outras instituições.
Assessor em Gabinete do Ministro do TCU, é Engenheiro graduado pela Universidade de Brasília. Exerce o cargo de Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, atuando na fiscalização e controle de obras públicas há 15 anos. Tem larga experiência em auditorias de obras públicas.Foi Diretor da divisão da gestão do conhecimento do TCU em auditoria de obras e do desenvolvimento de métodos e procedimentos relativos ao tema. Foi responsável pela elaboração do Roteiro de Auditoria de Obras Públicas do TCU e pela Cartilha “Orientação para Elaboração de Planilhas Orçamentárias de Obras Públicas” do TCU. Instrutor da ESAF, do Instituto Serzedello Corrêa – TCU e do Conselho Nacional de Justiça. Coordenou a elaboração das Orientações Técnicas OT-IBR 004/2012 (Precisão do Orçamento de Obras Públicas) e OT-IBR 005/2012 (Apuração do Sobrepreço e Superfaturamento em Obras Públicas).
Engenheiro civil. Bacharel em Direito. Pós–graduado em Administração de Empresas e em Auditoria de Obras Públicas. Professor e palestrante nas áreas de obras públicas e meio ambiente. Autor do livro Obras públicas: licitação, contratação, fiscalização e utilização (5. ed., Fórum, 2016); e coautor dos livros RDC na prática e a contratação integrada (2. ed., Fórum, 2015); Governança pública, o desafio do Brasil (3. ed., Fórum, 2018); e Gestão e governança pública para resultados (1. ed, Fórum, 2017). Servidor do TCU, tendo desempenhado funções de direção por 18 anos. Atuou como titular da Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União (Secob), da Secretaria de Planejamento e Gestão, da 7a Secretaria de Controle Externo e da Assessoria Parlamentar do TCU. Foi coordenador, no âmbito do TCU, de grupos responsáveis pela elaboração do Manual de tomada e prestação de contas anuais, do Manual de tomada de contas especial, e de Metodologia para apuração de sobrepreço em obras públicas. Atuou como enge- nheiro responsável pelo planejamento, orçamento e execução de prédios residenciais, shopping centers e obras industriais e rodoviárias.
Auditor Federal de Controle Externo, é o atual Secretário de Controle dos Bancos Públicos e dos Fundos de Pensão. No TCU desde 2005, foi também Secretário de Combate à Corrupção e titular da Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura, unidade responsável pela condução dos processos relacionados à Operação Lava Jato. Ocupou também os cargos de Secretário de Fiscalização de Infraestrutura de Petróleo e também de Fiscalização de Obras de Energia. Ainda no Tribunal de Contas da União, foi ainda Diretor da área técnica responsável pela fiscalização de rodovias. Coordenou as fiscalizações do TCU atinentes à Copa do Mundo de 2014. Coautor dos livros "Obras Públicas: comentários à jurisprudência do TCU" - 3ª Edição, "O RDC e a Contratação Integrada na prática", "Lei Anticorrupção e Temas de Compliance" e "O Controle da Administração Pública na Era Digital". Na área de combate à corrupção e integridade, palestrou em eventos internacionais da ONU, OCDE, além de treinamentos para auditores das Controladorias Gerais de diversos países na América Latina. Palestrante e conferencista em temas afetos à engenharia de custos para o setor público, ao Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), Compliance, Integridade e a licitações e contratos de obras e serviços de engenharia. Formado em engenharia civil pela Universidade de Brasília, trabalhou por mais de dez anos na coordenação de projetos e execução de obras na iniciativa privada.
Procurador da Fazenda Nacional, membro do Núcleo de Defesa das Causas consideradas relevantes para União, criador do âmbito da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e da Advocacia Geral da União (AGU) para atuar perante o Tribunal de Contas da União, em Brasília. Foi Coordenador-Geral Jurídico de Orçamento, Licitações e Contrato do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Coordenador Jurídico de Licitações e Contratos da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Atua há quase 20 anos na área de Licitações e Contratos. Foi Assessor Jurídico em Licitações e Contratos da Diretoria de Obras Civis da Marinha. Professor de Direito Administrativo e de Direito do Consumidor. Pós-graduado em Direito Privado pela Universidade Federal Fluminense; em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública; e em Direito Econômico e das Empresas pela FGV. Co-autor do Livro "Pregão Presencial e Eletrônico", coordenado por Diógenes Gasparini.
Procurador do Estado do Paraná. Mestre e Doutor em Direito Administrativo pela UFPR. Professor de Direito Administrativo da UniCuritiba. Coordenador e Professor do Curso de Especialização em Licitações e Contratos Administrativos da UNIBRASIL. Professor de Licitações e Contratos Administrativos do Curso de Especialização em Direito Administrativo da UniCuritiba e de outras instituições de ensino superior. Autor das obras Contratos de concessão de serviços públicos – Equilíbrio econômico-financeiro. Curitiba: Juruá, 2002; Licitações e o estatuto da microempresa e empresa de pequeno porte. Curitiba: Juruá, 2008; bem como de diversos artigos sobre licitações e contratos administrativos.
Pós-doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Doutor em Direito do Estado pela PUC-SP. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Campos-RJ. Especialista em Direito Público pela Consultime/Cândido Mendes. Bacharel em Direito pela Universidade de Vila Velha. Professor de Direito Constitucional e Direito Administrativo da Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Professor colaborador do Mestrado em Gestão Pública (UFES). Professor em pós-graduação em diversas Instituições de Ensino. Membro do Instituto Brasileiro de Estudos Constitucionais. Procurador do Estado do Espírito Santo. Ex-Chefe da Consultoria Jurídica do TCEES. Ex-Chefe da Consultoria Jurídica do TCEES. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direitos Fundamentais, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Licitações e Contratos Administrativos.
Ministro-Substituto do Tribunal de Contas da União (TCU), desde 2008. Foi Conselheiro-Substituto do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, em 2000. É mestrando em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela Universidade Católica de Brasília, sendo mestre em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 1993, bacharel em Direito pelo Centro Universitário Euro-americano, 2005, e bacharel como Oficial do Exército pela Academia Militar das Agulhas Negras, 1986
Graduado em Processamento de Dados. MBA em Controle Externo pela FGV. Auditor de Tecnologia da Informação. Instrutor de Auditoria da Tecnologia da Informação nos cursos da Organização Latino-Americana e do Caribe das Entidades de Fiscalização Superior – OLACEFS, do Tribunal de Contas da União e do Centro Universitário do Distrito Federal – UniDF.
Ministro do Tribunal de Contas da União – TCU desde 2001, onde ingressou no cargo de Ministro-Substituto em 1998 por meio de concurso público de provas e títulos. Foi Presidente do TCU nos anos de 2011 e 2012. Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília, com vasta experiência em Direito Administrativo e Direito Constitucional. Ministrou cursos na Escola da Magistratura do Distrito Federal e Territórios, Escola da Magistratura do Trabalho, Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Instituto Superior de Brasília - IESB, Centro Universitário de Brasília - UniCeub, Instituto Serzedello Corrêa, entre outros. É autor das obras "Direito Administrativo e Controle", "O Controle Externo das Concessões de Serviços Públicos e das Parcerias Público-Privadas", "Direito Administrativo" e "Política & Direito: uma visão autopoiética". Formado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia - IME e em Direito pela Universidade de Brasília
Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2014. Doutor e Mestre em Direito (PUC-SP). Possui Pós-Doutorado em Direito pela UERJ, com pesquisas desenvolvidas na Cardozo School of Law (Nova York) e no Max Planck Institute for Regulatory Procedural Law (Luxemburgo). Foi também pesquisador visitante no Institute de Recherche Juridique de la Sorbonne, da Université Paris 1 Panthéon Sorbonne. Por mais de uma década foi consultor legislativo de carreira do Senado Federal especializado em direito processual civil (2003/2014), tendo ingressado na carreira por concurso público de provas e títulos. Exerceu por quatro anos o cargo de Consultor-Geral, por eleição de seus pares e nomeação do Presidente do Senado (2007/2011). Presidiu a Comissão de Juristas designada pela Câmara dos Deputados para elaborar propostas legislativas de aperfeiçoamento da gestão governamental e aperfeiçoamento do sistema de controle da Administração Pública. Compôs a Comissão de Juristas instituída pelo Presidente do Senado Federal e presidida pelo Ministro Luiz Fux para elaborar anteprojeto de novo Código de Processo Civil (2009/2010). Compôs o Conselho Nacional de Justiça (2011/2013) e o Conselho Nacional do Ministério Público (2009/2011). Leciona nos programas de pós-graduação stricto sensu da FGV Direito-Rio e da Uninove. É autor de inúmeros artigos científicos e livros jurídicos. É o Secretário-Geral da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional.
Advogado especializado em Licitações e Contratos Administrativos. Professor-colaborador da Escola Nacional de Administração Pública-Enap. Instrutor de cursos e Palestrante em temas relacionados às contratações públicas. Parecerista “ad hoc” da Revista CEJ do Centro de Estudos Judiciários da Justiça Federal. Especialista em Direito Público e Pós-Graduando em Gestão Pública. Criador do portal “O Licitante”. É Servidor do Tribunal de Contas da União onde exerceu por vários anos as atividades de Pregoeiro e atualmente integra a Consultoria Jurídica do órgão. Autor e coautor de artigos e livros como “Estatuto Jurídico das Estatais” (Ed. Fórum) e “Coleção Teses Jurídicas dos Tribunais Superiores – Direito Administrativo” (Ed. Revista dos Tribunais).
Advogado (OAB/DF 18.166). Servidor do Tribunal de Contas da União desde 1997, onde exerceu as funções de Diretor de Apoio à Fiscalização de Contratos do TCU em Brasília/DF e Chefe do Serviço de Apoio à Fiscalização de Contratos e do Serviço de Instrução de Repactuações e Sanções Contratuais, ambos do TCU em Brasília/DF. É instrutor em cursos presenciais e à distância na área de gestão de contratos.
Contadora e Advogada, Pós-graduada em Auditoria e Perícia Contábil, Sócia da Paim & Furquim Contabilidade, em Gravataí/RS. Palestrante, congressista e facilitadora de treinamentos abertos e fechados relacionados à gestão de Contratos Públicos, com enfoque específico para a elaboração e análise de planilhas de custos e formação do preço de prestação de serviços e fiscalização de contratos, tendo trabalhado em diversas instituições, entre às quais, podemos destacar Itaipu Binacional, Petrobras, CEMIG, Eletrosul, Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS, Prefeitura Municipal Pinhais/PR, Universidade Federal Fronteira Sul-IFSUL; Caixa Econômica Federal, Banrisul, Poupex, CEMIG, CONAB, Eletrosul, TJ/BA, TJ/TO, TJ/RO, TJ/RR, TJ/MS, TJ/GO, TRE/TO, TRE/MA,TRE/RS, TRE/RJ, TRE/PR; dentre outras. Assessora técnica e articulista para as áreas de Finanças e Licitações do INGEP – Instituto Nacional de Gestão Pública, com sede em Porto Alegre/RS. Autora de diversos artigos publicados e co-autora do livro “SUBSÍDIOS PARA CONTRATAÇÃO Administrativa”, publicado pela INGEP Editora em 2010 e 2º edição em 2011 e co-autora do livro “SUBSÍDIOS PARA CONTRATAÇÃO ADMINISTRATIVA – Legislação Essencial e Questões Práticas”, pela INGEP Editora, em 2012.
Advogada e consultora em Licitações e Contratos Administrativos. Graduada em Direito pela PUC-PR. Especialista em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito de Curitiba – FDC-UNICURITIBA. Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí-SC. Servidora do Tribunal de Contas do Estado do Paraná de 2004 a 2006. Autora de livros e artigos sobre Licitações e Contratos. Instrutora, desde 2004, de cursos, treinamentos e seminários na área de Licitações e Contratos.
Advogado e Administrador de Empresas; atua nacionalmente como consultor e assessor nas áreas de licitação pública, redação de editais, projetos básicos, termos de referência e contratos administrativos, gerenciamento, fiscalização e auditoria de contratos, planejamento e avaliação de processos terceirizados e quarteirizados, redução e prevenção de passivo trabalhista. Diretor da AUGURE Desenvolvimento Empresarial Ltda. Diretor do Núcleo de Licitações e Contratos Administrativos do Instituto Nacional de Gestão Pública – INGEP. Foi professor de Direito Administrativo, Contratos e Direito Empresarial, entre outras, no curso de graduação em Direito da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, onde lecionou por mais de 14 (quatorze) anos. Foi professor de diversas disciplinas no curso de graduação em Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. Conferencista em âmbito nacional e integrante da equipe contratada pelo Governo da Bahia para o inédito trabalho de elaboração dos manuais e modelos de fiscalização e de gerenciamento de contratos administrativos e capacitação de mais de mil fiscais e gerentes de contrato daquele Estado, além de outros milhares treinados pelo Brasil desde a publicação da Lei 8.666/93, tendo trabalhado junto às mais renomadas Administrações Públicas deste país. Autor de diversos artigos e co-autor dos livros “Gerenciamento de Contratos na Administração Pública”, publicado pela Editora Makron Books em 1998 (esgotado) e “Subsídios para Contratação Administrativa”, publicado pelo INGEP em 2010 e ampliado em 2011.
Desembargador do Tribunal de Justiça e Professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; autor, entre outras, das obras “Comentários à Lei das Licitações e Contratações da Administração Pública” (8ª edição); ““ Licitações de Informática”; “Controle Judicial da Administração Pública: da Legalidade Estrita à Lógica do Razoável” (2ª edição); “Pregão Presencial e Eletrônico” (obra coletiva - 2ª edição); Políticas Públicas nas Licitações e Contratações Administrativas (obra em parceria); membro do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo; Colaborador da Enciclopédia Saraiva do Direito.
Mestre em direito público, professor de direito administrativo, escritor, conferencista e palestrante. Desenvolveu uma longa e frutífera carreira no serviço público ocupando vários cargos: Membro do Conselho Interministerial de Desburocratização, Conselheiro do Tribunal de Contas do DF, Procurador e Procurador-geral do Ministério Público junto ao TCDF, Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Advogado e Administrador Postal da ECT e ainda consultor cadastrado no Banco Mundial. Publica periodicamente vários trabalhos principalmente na seara do Direito Administrativo. É autor de vários livros publicados.
Auditora Federal de Controle Externo do TCU, onde é servidora desde 1994. Com graduação em Direito e MBA em Gestão da Administração Pública, Karine é coautora do livro Licitações & Contratos – Orientações Básicas, editado pelo TCU. Nossa Consultora têm publicado diversos artigos acerca dos temas Direito Administrativo e Controle Externo. Palestrante em diversos eventos ligados às áreas de licitações e contratos, convênios e tomada de contas especial, Karine é instrutora do Instituto Serzedello Correa
Advogado e pós-graduado em “Controle Externo – nível Especialização” pela Fundação Getúlio Vargas. Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União desde 1994, exercendo atualmente a função de Assessor de Ministro. Foi o responsável pela criação do “Informativo de Jurisprudência do TCU sobre Licitações e Contratos”. Foi Secretário de Licitações, Contratos e Patrimônio do TCU e Assessor do Procurador-Geral do Ministério Público junto ao TCU. É Professor do Instituto Serzedello Corrêa, do TCU. Vem Ministrando Cursos em vários órgãos e entidades da Administração Pública, entre os quais tribunais superiores, regionais e de contas. Artigos publicados em revistas de circulação nacional.
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1993) e mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2003). Atualmente é advogado da união - Advocacia-Geral da União e professor da Universidade Positivo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direito administrativo, administração pública, direito constitucional, servidor público e serviço público.
Advogado, Consultor, Professor e Diretor Presidente do Instituto Protege. Foi servidor público federal concursado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, onde exerceu as funções de Pregoeiro, Membro de Comissão Permanente de Licitação, Chefe do Setor de Editais, Adjunto do Diretor de Material e Patrimônio, responsável pelas contratações diretas. Tem experiência na área do Direito Administrativo, atuando principalmente na elaboração de regulamentos de licitação e contratos e no acompanhamento de processos licitatórios.
Diretor da Central de Compras da Câmara dos Deputados. Gerente da área temática de Licitações Sustentáveis, na Câmara dos Deputados. Mestre e Doutor em Administração pela Universidade de Brasília – UNB. Pós-graduado (especialização) em Gestão de Materiais e Patrimônio. Colaborador junto à Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), responsável pela reestruturação do curso de Gestão de Materiais e Patrimônio oferecido por aquela Instituição. Palestrante da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), desde 2013. Autor das obras Boas Práticas Administrativas em Compras e Contratações Públicas (Impetus, 2015) e Gestão de Materiais (ENAP Didáticos, 2015). Professor de Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, Administração Geral e Pública e Licitações e Contratos Administrativos. Docente em cursos de Pós-Graduação no Instituto de Gestão, Economia e Políticas Públicas. Pesquisador, vinculado à Universidade de Brasília, nas temáticas inovação, cultura, práticas sociais e desempenho. Ex-oficial da Marinha do Brasil.
Pós-Doutor em Direito pela U. Complutense de Madrid, Espanha. Doutor em Direito Econômico pela PUCPR. Mestre em Direito Econômico e Social pela PUCPR. Professor nas seguintes instituições: Universidade Positivo, UP. Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar, Instituto Alleanza, Uninter-Infoco e Escola Superior de Advocacia, ESA. Autor das obras: Processo administrativo e controle da atividade regulatória (Ed. Fórum) e Sistema de controle interno: uma perspectiva do modelo de gestão pública gerencial (Ed. Fórum). Coordenador e coautor de várias obras jurídicas, entre elas: Direito administrativo contemporâneo - estudos em memória ao professor Manoel de Oliveira Franco Sobrinho (Ed. Fórum); Serviços públicos, estudos dirigidos (Ed Fórum); Lei de responsabilidade fiscal: estudos em comemoração aos 10 anos da LC 101/00. (Ed. Fórum). Autor de vários artigos jurídicos e conferencista em âmbito nacional e internacional. Advogado e sócio da banca Pironti Advogados.
Advogado da União. Palestrante. Professor. Doutorando em Direito pela UFPE. Mestre em Direito Econômico pela UFPB. Pós-graduado em Direito tributário (IDP). Pós-graduado em Ciências Jurídicas (UNP). Coordenador (junto com o Prof. Jacoby Fernandes) da pós-graduação em Licitações e contratos, da Faculdade Baiana de Direito. Coordenador (junto com o Prof. Jacoby Fernandes e o Prof. Murilo Jacoby) da pós-graduação em Licitações e contratos, da Faculdade CERS. Membro da Câmara Nacional de Licitações e Contratos da Consultoria Geral da União (AGU). Atuou como Consultor Jurídico Adjunto da Consultoria Jurídica da União perante o Ministério do Trabalho e Emprego. Autor de diversos livros jurídicos, entre eles: Leis de licitações públicas comentadas (10ª Edição. Ed. JusPodivm); Administrativo (Co-autor. 9ª Edição. Ed. Jus Podivm); RDC: Regime Diferenciado de Contratações (Co-autor. Ed. Jus Podivm); Terceiro Setor: entre a liberdade e o controle (Ed. Jus Podivm), Licitações e contratos nas empresas estatais (Co-autor. Ed. Jus Podivm). Improbidade administrativa (Co-autor. 4ª edição. Ed. Jus Podivm).
Graduada em em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), Tatiana Camarão é Assessora Técnica Especializada da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, professora do Centro Universitário UNA, sócia da Qualificare Consultoria, Assessoria, Treinamento Ltda. A professora Tatiana também é Diretora do Instituto Mineiro de Direito Administrativo – IMDA. Com ampla experiência na área de Direito, ênfase em Direito Administrativo, atua como palestrante e consultora principalmente nos seguintes temas: licitação, servidor público, direito administrativo e processo administrativo
Coautora dos livros Licitações e contratos: aspectos relevantes (2. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2008), Termo de Referência (4. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2014), Processo Administrativo: Comentários à Lei n° 9.784/99 (2. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2009) e Manual prático do pregão (Belo Horizonte: Mandamentos, 2006).
Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União. Especialista em Auditoria Governamental. Advogado, formado na UNB e Engenheiro Civil, graduado pela UEL. Membro da Comissão Própria de Avaliação de Pós-Graduação (CPA) do Instituto Serzedello Corrêa ISC/TCU. Membro do Conselho Editorial da Revista Forense. Professor da Pós-Graduação em Licitações na Unibrasil. Palestrante em diversos congressos, seminários eventos relacionados à gestão pública.
Ministro-Substituto do Tribunal de Contas da União. Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás. Pós-graduado lato sensu em Engenharia de Produção de Petróleo (UFBA/Petrobras) e em Economia (George Washington University). Atualmente é professor permanente da graduação e, da pós-graduação em Direito e do programa de mestrado em Administração Pública do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Tem experiência nas áreas de administração e políticas públicas; direito financeiro e finanças públicas, em especial: Lei de Responsabilidade Fiscal, orçamento público; controle externo, tribunais de contas e entidades de fiscalização superior; auditoria governamental; licitações e contratos; concessão de serviços públicos.
Professora de letras há mais de 30 anos, com 15 anos de experiência na Administração Pública;Pós-graduada em Didática do Ensino Superior – UCB e Psicopedagogia -INICEUB, Graduada em Letras; Coordenadora de Projetos nas Áreas de Educação. Algumas instituições atendidas: AGU – Advocacia Geral da União, ANVISA, ESAF, EMBRAPA, ENAP, FUNASA, IBAMA,INCRA, INPE, Ministério da Agricultura, Marinha do Brasil, Ministério da Defesa, Ministério de Desenvolvimento e Comércio Exterior, Ministério da Cultura, Ministério da Justiça, Ministério do Planejamento, Ministério da Saúde, Ministério dos Transportes, Supremo Tribunal Federal, dentre outras.
Presidente da Associação Nacional dos Advogados nos Tribunais de Contas do Brasil - ANATRICON, Vice-Presidente da Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados, é advogado, economista, consultor, conferencista, palestrante, mestrando em Administração Pública, especialista em Direito Administrativo, membro das Comissões de Direito do Terceiro Setor e de Advocacia nos Órgãos de Controle da Ordem dos Advogados no Brasil. Especialista em Terceiro Setor e autor do livro Organizações Sociais, OSCIPS, OES e Entidades de Autogestão, da Editora Fórum, e de outros livros e artigos relacionados à gestão pública. Possui sólida experiência em análise de processos de licitações e contratos, de pessoal, tomada e prestação de contas anuais, tomadas de contas especiais, auditorias e fiscalizações do Controle Interno e Externo. Ocupou diversos cargos em Tribunais de Contas, como Assessor de Conselheiro, Assessor-Chefe no Ministério Público e Secretário Executivo do Ministério Público, dentre outros.
Diplomado em Derecho Administrativo Sancionador pela Universidad de Valladolid/Espanha. Doutor em Filosofia pela Universidade Gama Filho. Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública. Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes. Bacharel em Administração pela Universidade Federal Fluminense. Ao longo de sua carreira, exerceu os seguintes cargos: Diretor da Divisão de Ações Judiciais do Tribunal de Contas da União - TCU. Consultor Jurídico Substituto do TCU. Assessor de Ministro do Tribunal de Contas da União Raimundo Carreiro. Assessor de Ministro do Supremo Tribunal Federal Ayres Britto. Chefe de Gabinete do Ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal Ayres Brito. Auditor Federal de Controle Externo. Assessor e, mais tarde, Chefe de Gabinete do Ministro Cedraz, Vice-Presidente do Tribunal de Contas da União. Atualmente é Secretário de Recursos Processuais do Tribunal de Contas da União. Pesquisador da Universidade Católica de Petrópolis/CNPq, temática Fundamentos da Justiça e dos Direitos Humanos. Professor de Cursos de Pós-graduação do Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB.
Educadora Empresarial, consultora e palestrante em Recursos Humanos (RH), Mestranda em Liderança pela Unisa – Universidade de Santo Amaro-SP, Pós-graduada em Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília, Pós-graduada em Psicopedagogia pela UniCEUB, Especialista em Dinâmica de Grupo pela SOBRAP (Sociedade Brasileira de Psicoterapia e Psicodrama).
Especialista em Jogos de Empresa, Formação em Life & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (2012) licenciada pelo Behavioral Coaching Institute e pelo International Coaching Council. Atuou como consultora responsável pela revisão, atualização e ampliação da terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República, em Acordo de Cooperação com a Casa Civil.
Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas pela UniCEUB – Universidade do CEUB. Professora aposentada da cadeira de Redação e Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Distrito Federal. É professora do Cespe – Centro de Seleção e Promoção de Eventos – na área de Redação Oficial dos cursos de formação para os recém-aprovados em concurso público. Desde 1994, dedica-se ao estudo de temas ligados à melhoria de performance, autoconhecimento, crescimento pessoal e profissional, tendo participado de inúmeros eventos presenciais e a distância, em Brasília e no Brasil.
Médico pela Universidade de Brasília com residência médica em infectologia pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), e doutorado em Medicina Tropical pela UNB em parceria com a Universidade de Nova York. É Médico da FMT-HVD e Especialista em Saúde Pública do Instituto Leônidas & Maria Deane (FIOCRUZ-Amazonas), além de professor do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade do Estado do Amazonas e professor adjunto da Kent State University. Possui extensa experiência médica e de pesquisa em doenças infecciosas e parasitárias, doenças emergentes, malária, e atualmente está a frente de estudo pioneiro no cenário da pandemia em Covid-19. Coordena o Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema. É membro do Comitê de Assessoramento Técnico do Programa Nacional de Controle da Malária e do Subcomitê de Terapêutica em Malária, do Ministério da Saúde, além de consultor da Organização Mundial da Saúde em malária por Plasmodium vivax. Participa ativamente de iniciativas voltadas para a eliminação da malária tais como malERA, MESA e Mesoamerica Initiative. Faz parte do Expert Scientific Advisory Committee - Medicines for Malaria Venture (MMV) e do WorldWide Antimalarial Resistance Network (WWARN). Tem mais de 250 publicações científicas em revistas indexadas. É pesquisador 1C do CNPq.
Psicóloga formada em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Membro da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia - SBPO e da Sociedade Brasileira de Psicologia - SBP. Atende em consultório particular , sendo especialista em Depressão, Transtorno de ansiedade e Transtorno de pânico. Possui grande experiência em prevenção ao suicídio e atendimento de pacientes com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Autora do livro “ Câncer sem Papas na Língua “ , Editora Matrix , autora convidada para escrever sobre luto em tempos de COVID , no livro “ Amor em Tempos de Pandemia “ . Atende pacientes oncológicos em hospitais de São Paulo, atuando em equipes multidisciplinares .
Professor Titular do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor Adjunto de Epidemiologia da Escola de Saúde Pública da Universidade de Pittsburgh e Associado do Departamento de Saúde Internacional da Escola de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, ambas nos Estados Unidos. Fez mestrado e doutorado na Universidade de Londres, foi Pesquisador Associado da Universidade Rockfeller e Professor Assistente da New York University, ambas em Nova Iorque. Foi membro dos grupos de consenso para o tratamento de adultos e de adolescentes com HIV/AIDS da Organização Mundial da Saúde, da Sociedade de HIV/AIDS dos EUA e do Ministério da Saúde do Brasil. Foi membro de diversos outros comitês científicos nacionais e internacionais, incluindo da agência nacional de pesquisas em HIV e Hepatites Virais da França e de pesquisas em vacinas da África do Sul. Autor de mais de 200 artigos publicados em revistas científicas com revisão por pares, é o infectologista brasileiro mais citado na literatura médica internacional.
Médico infectologista que realiza pesquisa translacional em virologia. Formado pela Escola Paulista de Medicina com residência médica em infectologia, mestrado, doutorado e livre docência por essa instituição. Fez pós doutoramento pela Universidade da California em Berkley, realizando sua pesquisa no Blood Centers of Pacific na cidade de San Francisco, California, EUA. É professor adjunto da Disciplina de Infectologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e chefe do Laboratório de Retrovirologia dessa Instituição. Já publicou mais de 150 artigos publicados em revistas científicas com revisão por pares. É membro do "Consenso brasileiro para uso de antirretrovirais em adultos e adolescentes do Ministério da Saúde" e atua como consultor na área de Laboratório do Departamento de DST/aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde do Brasil. Foi membro eleito do conselho de governamental da Sociedade Internacional de Aids representando a América Latina e Caribe de 2006 a 2014.
Possui graduação em Escola Médica do Rio de Janeiro pela Universidade Gama Filho (1977) e mestrado em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Atualmente é diretora da Oncohiv Serviços Médicos Especializados S/C Ltda, pesquisadora associada do laboratório de Retrovirologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Idealizadora e administradora do blog www.dhividirparamultiplicar.blogspot.com.br que publica e discute casos clínicos de HIV/AIDS. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: HIV/AIDS. Co-infecção HIV/HBV e HIV/HCV. Exerce o cargo de presidente da Sociedade de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro desde janeiro de 2018 e de coordenadora do Comitê em HIV/AIDS da Sociedade Brasileira de Infecctologia desde Fevereiro de 2016. Participa como membro colaborador do atual Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da Infecção pelo HIV em Adultos.
Presidente do SINEPE/DF. Graduado em engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília e licenciado em Biologia pela Universidade Católica de Brasília. Mestrado em Administração Escolar pela Universo, Professor de Biologia e Diretor do INEI-Centro Educacional. Foi Presidente do Conselho de Educação do Distrito Federal no Biênio 2015/2017 e Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação no Período 2017/2018. É Vice-Presidente do Conselho de Educação do Distrito Federal e Presidente do SINEPE/DF. Foi Diretor Administrativo, Financeiro, Vice-Presidente e Presidente do SINEPE/DF em Gestões Anteriores.
O prof. Celso dos Santos Vasconcellos é Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de seminários de graduação e pós-graduação, consultor de secretarias de educação e responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica
Mestre e doutora em educação, fez estudos de pós-doutorado na Inglaterra. Como educadora atuou no setor público executivo e legislativo e em organismos internacionais, na formulação e implementação de políticas educacionais especialmente na área de currículo e formação de professores. É membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e consultora de projetos relacionados à Base Nacional Curricular Comum e à reforma nos currículos dos cursos superiores de formação de professores.
Formada em Pedagogia pela USP, Doutora em Educação pela PUC-SP, fez estudos de pós doutorado na London University, Inglaterra. Fez carreira de pesquisadora na Fundação Car- los Chagas e de professora na PUC-SP. Foi Secretária de Educação da Cidade de São Pau- lo, trabalhou como Especialista de Educação no Banco Mundial e no Banco Interamericano de Desenvolvimento em Washington D.C. Dirigiu a Fundação Victor Civita responsável edi- torial pela Revista ESCOLA. Atualmente é membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e consultora do MEC para a elaboração da BNCC e para a formulação da PolíticaNacional de Formação Docente.
Doutorando, pós-graduado em Educação, pedagogo e professor do Ensino Superior reconhecido pelo Conselho Federal de Educação (CFE). Autor de vários livros, publicados no Brasil e na América Latina, e de sete DVDs educativos, Hamilton Werneck já realizou mais de 1.750 conferências em todo o Brasil, envolvendo colégios, secretarias de Educação, sindicatos patronais e de classe e universidades. Com experiência em Educação, desde as classes multisseriadas do interior até a pós-graduação, vem participando ativamente da vida educacional do País através de programas de TV e congressos nacionais e internacionais de Educação. Foi conselheiro de conselhos municipais e do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Ex-secretário de Educação do município de Nova Friburgo (RJ), escreve para revistas e jornais especializados.
Psicopedagoga Clínica atende crianças e jovens em seus processos de aprender ou não aprender e as famílias dessas crianças, redimensionando as dinâmicas familiares. Con- sultora Institucional de Escolas públicas e privadas em vários estados brasileiros, promo- vendo qualificação dos educadores, quer sejam os professores, orientadores ou os pais dos alunos. Supervisora na área da aprendizagem; Professora em cursos de pós-gradu- ação em Psicopedagogia e áreas correlatas; Participação em eventos educacionais no Japão, Áustria, Bulgária, Alemanha, Espanha e Portugal; Pesquisadora do grupo: psico- pedagogia aprendizagem/ensino, da PUCPR; Palestrante para pais e professores; Con- selheira Nata da Associação Brasileira de Psicopedagogia-Paraná Sul; Autora de artigos em livros, revistas, jornais e sites de temas relacionados à aprendizagem e a educação.
Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2010-2013). Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Newton Paiva (2004), Teoria Psicanalítica pela UFMG (2001) e Psicopedagogia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1999). Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998). Atuou por mais de 22 anos em escolas como professora, coordenadora pedagógica e diretora. É conferencista, tendo participado de inúmeros eventos educacionais (nacional e internacional). Autora de diversos artigos sobre educação em sua relação com a comunidade; indisciplina escolar; relação família e escola; transtornos educacionais dentre outros temas. Atualmente colabora com seus artigos na revista Direcional Educador e na Revista BIS do Sindicato das Escolas Particulares de BH-MG. Autora dos livros: “Educação e Psicanálise: Vazio existencial”, “O Que Quer a Escola: Novos Olhares resultam em Outras Práticas” e Cabeça nas Nuvens: orientando Pais e Educadores sobre o Transtorno do Déficit de Atenção, publicados pela editora WAK, do Rio de Janeiro. Co-autora do livro Escola no Divã lançado em 2018.
Escritora e educadora, fundadora da Piraporiando. Cursou “Racismo na Infância: uma for- ma de maus tratos’’, no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade. Au- tora de seis livros infantojuvenis. Prêmio Destaque Artístico Cultural da Sociedade Europeia de Belas Artes, na Áustria, e o Prêmio Latino Americano de Excelência pela Academia de Letras de Rosário, na Argentina. Produziu e roteirizou o curta experimental de animação ‘’ O filho do vento’’ selecionado para a 16 festivais. Produziu a peça teatral As duas bonecas azuis, baseada no livro homônimo de sua autoria. Autora da releitura de A Bela Adormeci- da, peça teatral sucesso de púbico e crítica que traz de uma forma lúdica a abordagem dosconceitos de bom e mau, feito e bonito, certo e errado, unido balé e cultura afronordestina. Prêmio Heloneida Stuart 2018 . Premio Tarsila do Amaral 2020. Considerada pela FORBES, em 2020, uma das pessoas que esta elevando a qualidade da educação no Brasil.
Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Novas Tecno- logias na USP e um dos fundadores do Projeto Escola do Futuro na mesma universidade. Implantou e gerenciou programas de Ensino Híbrido (Blended) e de Educação a Distância. Atualmente é professor, pesquisador e designer de ecossistemas inovadores na educa- ção com ênfase em competências, metodologias ativas, modelos híbridos e tecnologias digitais. É autor dos livros A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá,Metodologias Ativas de Bolso e coautor dos livros Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora, Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica, e Educação a Distância: Pontos e Contrapontos. Suas ideias estão no blog Educação Transformadora.
Formado em Filosofia e História, especialista em Psicopedagogia, Neurociência e Emoção, mestre em Educação e doutorando em Emoção e Cognição. O professor Julio atua como palestrante, coach, escritor e psicopedagogo especialista em educação e emoção. É diretor da Orez Educação pela qual oferece formação para professores, orienta pais no programa escola para pais, trabalha com desenvolvimento cognitivo e emocional de alunos e orienta empresas no que tange a questões emocionais, como é o caso do programa Ergonomia Emocional.
Consultora na área de gestão educacional, abrangendo temas relacionados à execução, ao monitoramento e à prestação de contas de programas federais; gestora pública com mais de 20 anos de experiência em educação; bacharel em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário de Barra Mansa – UMB; especialista em Gestão de Programas e Projetos Educacionais pela Universidade Católica de Brasília – UCB e também especialista em Gestão Pública, pela Faculdade Apogeu; exerceu diversas funções junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e ao Ministério da Educação (MEC), com destaque como Presidente daquela Autarquia; atuou ainda como Secretária Nacional de Modalidades Especializadas de Educação; fazendo gestão das modalidades de Educação Escolar Indígena, Quilombola, do Campo, Especial e Bilíngue de Surdos; foi também Diretora de Articulação e Apoio às Redes de Educação Básica, na Secretaria de Educação Básica, gerindo ações do Plano Nacional de Educação, Educação Infantil, Custo Aluno Qualidade e Plano de Ações Articuladas - PAR.
Doutora e mestre em educação, graduada em Pedagogia e especialista em educação especial, modalidades de intervenção na aprendizagem, psicopedagogia. É professora universitária, pesquisadora Integrante do grupo de pesquisa Práxis Educativa-Dimensões e Processos (PUC/PR), pedagoga em escola pública do município de Curitiba, já atuou em núcleos de educação e na própria Secretaria de Educação de Curitiba. Parecerista de diversas Revistas Educacionais. Dedica-se há anos a formação de professores e desenvolveu a tese sobre Desenvolvimento Profissional de Professoras Alfabetizadoras. Atuou em centro de atendimento especializado, desenvolvendo estratégias para crianças com dificuldades de aprendizagem, além da autoria de materiais didáticos para educação infantil e alfabetização.
Professor, Pedagogo, Doutorando e Mestre em Educação. Com experiência de mais de 20 anos na educação básica e superior. É pesquisador do campo do currículo, vice-líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Políticas Curriculares e Educativas (GEPCE/UFT/CNPq). Tem experiência em gestão educacional e assessoramento pedagógico.
Psicólogo, professor de Matemática, escritor e mestre em educação. Colunista da rede Globo no jornal Bom Dia Paraná desde 2008 e comentarista em rádios desde 2003. Por sua contribuição à cidade recebeu o título de cidadão honorário de Curitiba. Palestrou na Itália apresentando uma proposta de ampliação à teoria da Modificabilidade Cognitiva de Reuven Feuerstein que foi elogiada pelo próprio autor. Suas palestras têm a marca do bom humor e do conteúdo bem fundamentado nas teorias mais atuais de educação, neurociências e psicologia. Autor de mais de 10 livros foi indicado ao prêmio Jabuti com "Mediação da aprendizagem na Educação Especial" da editora Interssaberes. Seu best seller "O castelo das sete portas" é campeão de vendas.
Socióloga, professora aposentada da UNICAMP. Atualmente é conselheira do Conselho Nacional de Educação/CNE, presidente da Comissão de Formação de Professores e presi- dente da ABAVE/Associação Brasileira de Avaliação Educacional. É também Embaixadora do PISA para Escolas no Brasil e consultora educacional. Foi Secretária Executiva do Mi- nistério da Educação e presidente do Comitê Gestor da Base Nacional Comum Curricular/ BNCC; foi Secretária Estadual de Educação de São Paulo e membro do Conselho Estadual de Educação de SP. Foi presidente do INEP de 1995 a 2002, sendo responsável pela refor- mulação do SAEB, implantação do ENEM e do Provão, organização do Sistema de Esta- tísticas Educacionais e implantação do PISA no Brasil. Participa do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular e do Todos pela Educação. É membro da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Educação.
Normalista, pedagoga, doutora em educação, fundadora da Faculdade de Educação da UNICAMP, foi diretora do INEP onde criou e coordenou o ENEM e o ENCCEJA,1998-2002; desenvolveu sistemas de currículo e avaliação para escolas, municípios e estados. Foi presidente do INEP 2016-29019. Faz parte dos Conselhos: Todos pela Educação, Movimento pela BNCC desde 2016 e do Conselho Cientifico da ABAVE desde 2018. É presidente da ANEBHI desde 2020 e pesquisador hors concours na Cátedra de Educação Básica do IEA/USP desde 2021.
Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto em Portugal e mestre em Educação/Educação a Distância (AWU/EUA). É pós-graduado em Informática na Educação pela UFRGS e em Psicopedagogia na Cândido Mendes - RJ. Cursou a Escola Superior de Educação Física e Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Economia na PUC-RS.
Pedagoga, escritora, palestrante, especialista em Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e Reforma do Ensino Médio. Ao longo de sua carreira já atendeu mais 70 escolas por todo o Brasil prestando consultoria, debatendo inclusive sobre os desafios e as possibilidades que o Novo Ensino Médio trará para as escolas, gestores e professores.
Conferencista, palestrante e consultor em Educação e Gestão. Referência nacional na formação de professores, gestores e na geração de resultados para instituições educacionais (públicas e privadas). Presidente da Associação Brasileira de Coaching Educacional e da Alleanza Brasil, empresa especializada em gestão da educação. Professor de cursos de pós-graduação da Universidade Positivo (Curitiba-PR). Autor de livros e artigos publicados tanto no Brasil, quanto no exterior.
É também doutorando em Educação, pela Universidade de Aveiro (Portugal). Mestre e bacharel em Administração, pela Fundação Getúlio Vargas. Licenciado em Matemática. Especialista em Recursos Humanos, Gestão Educacional, Mentoring & Coaching. Tem formação em Liderança Educacional, pela PennState University (EUA).
Pesquisador engajado no estudo das tendências e tecnologias educacionais, especialmente no que consiste à inteligência artificial. É engenheiro eletrônico, doutor em Métodos Quantitativos e mestre em Engenharia de Qualidade. Também é especialista em Planejamento e Gestão de Negócios. Atuou como professor e coordenador na educação básica e ensino superior, tanto em cursos de graduação como de pós-graduação. Há muitos anos tem atuado em funções de gestão estratégica em instituições educacionais de médio e grande porte, seja por meio de assessoria ou em funções executivas, das quais se destacam as de pró-reitor universitário e diretor de instituições de ensino superior. É autor do livro “Inteligência Artificial e a Educação Além da Curva”.
Empreendedor e Acelerador de Professores. Atua no ecossistema de startups educacionais as Edtechs. Palestrante, Professor e Produtor de conteúdo. Atuou nas áreas de marketing e vendas em escolas de pequeno e grande porte. Premiado nos EUA, no Campus Insight, pela Excelência em Visão Estratégica com o Framework de Marketing Ágil. Mestre em Administração pela UFSC e Especialista em Marketing pela FAE/CDE.
Mestra em Ciências Sociais da Educação (Universidade Lusófona de Tecnologia e Humanidades – Lisboa/Portugal);
Especialista em Literatura Infantil (Universidade Santa Úrsula – RJ);
Professora de Pós-Graduação nas áreas de Letramento, Metodologia de Aprendizagem e Ensino da Escrita e Reflexões Práticas sobre Literatura Infantil.
Ph.D em Educação e Psicologia, atualmente é Professor Adjunto IV (aposentada em 1997) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio; Consultora Nacional e Internacional em Avaliação. Trabalhou na avaliação da reforma educacional de El Salvador, por contrato da USAID através da Academy for Educational Development (EUA). Foi Professora e Diretora do Departamento de Educação da PUC-Rio, Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Diretora de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Tem experiência, publicações e palestras proferidas nas áreas de Educação, Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano especialmente de crianças e adolescentes, e Avaliação. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação Cesgranrio.
Mestre em Didática das Ciências pela Universidade Laval, Québec, Canadá. Licenciado em Física pela UnB e especialista em avaliação institucional pela Universidade Católica de Brasília-UCB. Foi diretor pedagógico da Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal-AEUDF e atualmente dirige a VASCO MORETTO Consultorias Educacionais S/C Ltda. Com experiência docente de 40 anos, é um dos responsáveis pelo PAS (Programa de Avaliação Seriada) da UnB, primeira experiência brasileira de seleção diferenciada para acesso ao ensino superior em instituições de ensino superior públicas. Tem vários livros e trabalhos publicados, entre eles - Prova - um momento privilegiado de estudo não um acerto de contas e - Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. Eloquente, com talento e muita disposição, provoca reflexão e mudança na prática docente.
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras de Palmas Pr (1988), mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994) e doutorado em Educação - Wisconsin International University (1999). Atual- mente é pesquisadora institucional. professora da Faculdade ISULPAR. Coordenadora Pedagógica e Consultora para a área de Gestão e Políticas Publicas Educacionais.. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: BNCC, Formação de Professores. Filosofia-ensino médio. LDBEN,Investigação científica. Filoso- fia da Educação, Ética e educação. Políticas educacionais. Gestão da educação. Avaliação institucional. Educação superior e paradigmas educacionais.
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