APRESENTAÇÃO
O PROESCOLA – Gestão para Resultados - consiste em um programa inédito de assessoria às escolas municipais que visa a melhoria de seus IDEBs e demais resultados, por meio da atuação em fatores internos que interferem em seus desempenhos. O programa tem numa metodologia própria que, por meio de planos de ação direcionados, propicia a melhoria dos indicadores internos das escolas.
PÚBLICO-ALVO
Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Organizações Sociais (OS) e Organizações Sociais de Interesse Público (OSCIP).

METODOLOGIA
O PROESCOLA está ancorado em duas metodologias consagradas na gestão: BSC (Balanced Scorecard) e PDCA. No PROESCOLA essas duas metodologias trabalham juntas para enfrentar os reais problemas das escolas e alcançar os resultados almejados. O programa inicia-se com um diagnóstico da Rede de Escolas, seguido pelo mapeamento de objetivos a serem perseguidos por elas e pela definição de metas de curto, médio e longo prazo. Uma vez definido o mapa estratégico das escolas, iniciam-se os planos de ação para fazer frente aos problemas identificados em cada escola e, consequentemente, melhorar os indicadores definidos. O PROESCOLA pode ser acompanhado de um sistema de gestão, via web, que possibilita um acompanhamento e monitoramento das ações realizadas em cada escola. O PROESCOLA poderá ter sua duração estipulada pelo sistema, tendo, no mínimo, 14 meses de duração.
BENEFÍCIOS
· Obtenção de um diagnóstico de cada escola, o que permite ao sistema conhecer as fragilidades e as fortalezas de cada instituição.
· Monitoramento constante, realizado por meio de indicadores, referente ao progresso de cada instituição em relação aos seus objetivos.
· Identificação de boas práticas existentes nas escolas, servindo como referência para as demais.
· Metodologia objetiva para enfrentar os reais problemas vivenciados pelas escolas.
· Transferência de know how para a Secretaria Municipal de Educação a fim de tornar um programa permanente e de melhoria contínua das escolas.
· Programa adaptável à realidade e necessidade de cada sistema de ensino.