MPOG - União destina 24,5 milhões de m2 em áreas para beneficiar 17 municípios brasileiros

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), por meio da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), promove a destinação de 24,5 milhões de metros quadrados (área equivalente a 2450 campos de futebol) em imóveis da União, beneficiando 17 cidades do Brasil. A destinação dessas áreas públicas será assinada nesta terça-feira (03) pela ministra Miriam Belchior, às 14h, no Salão Nobre (9º andar) do ministério.

As cessões destinadas para a área social somam mais de 1 milhão de metros quadrados e beneficiam 500 famílias com serviços de saúde, saneamento básico, creches e regularização fundiária. Já para o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) serão destinados cerca de 1,4 milhão de metros quadrados para beneficiar 5.048 famílias nos municípios de Cerro Largo, no Rio Grande do Sul, Riacho Fundo, cidade satélite de Brasília e Caeté, em Minas Gerais. 

Para a Educação, cerca de 9 mil famílias serão beneficiadas com as destinações para a construção e ampliação de universidades e escolas infantis nos municípios de Areia, na Paraíba, Angicos, no Rio Grande do Norte, e Belo Horizonte, em Minas Gerais. Na esfera do Desenvolvimento Econômico, o governo estima a geração de 6.500 empregos diretos e 12 mil indiretos na área de construção civil, indústria e tecnologia. Para tanto, serão destinados 45.458m² de áreas para as localidades do Rio de Janeiro, Mandaguaçu e Maringá, no Paraná.

Em benefício do Desenvolvimento Urbano, serão cedidos 82.124m² para as cidades de Camaçari, na Bahia, e Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Na área de Administração Pública, a União destina cerca 911 mil m² para regularização de área de terreno da Policia Civil do Distrito Federal e para uso das Prefeituras de Mandaguaçu e Maringá, no Paraná.

Com o objetivo de assegurar a preservação ambiental e a diversidade biológica, a União regulariza 18, 8 milhões m² de área na cidade satélite de Sobradinho, no Distrito Federal.

Os municípios beneficiados serão: Camaçari (BA), Livramento de Nossa Senhora (BA), Areia (PB), Angicos (RN), Mandaguaçu (PR), Maringá (PR), Novo Hamburgo (RS), Cerro Largo (RS), Santo Ângelo (RS), Florianópolis (SC), Sobradinho (DF), Riacho Fundo (DF), Guarapari (ES), Caeté (MG), Belo Horizonte (MG), Carangola (MG) e Rio de Janeiro (RJ).

Fonte: Ministério do Planejamento e Governo