
1 a 02 de Setembro de 2014
TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA, VIGILÂNCIA, CONSERVAÇÃO E PORTARIA: MELHORES PRÁTICAS PARA CONTRATAÇÃO E FISCALIZAÇÃO - Atualizado pelas IN5/2014 e IN6/2013 do MPOG
A terceirização é realidade na Administração Pública, chegou para ficar e se tornou ferramenta indispensável para realização de todas as atividades necessárias ao Estado e aos cidadãos.
Sua implantação foi mal feita e antecedeu a necessária qualificação e planejamento. Resultado: se contrata ainda hoje errado e se gerencia e fiscaliza mal, resultando em ineficiência administrativa e passivos de toda ordem, sobremodo judiciais trabalhistas.
Impõe-se a capacitação contínua dos operadores da terceirização, a fim de buscar uma
contratação eficaz, eficiente e econômica, que atente especialmente aos aspectos de segurança, impedindo que grandes negociações e conquistas contratuais se convertam em insatisfações, incômodos e prejuízos.
Isto passa necessariamente pela dedicação ao planejamento e pela gestão e fiscalização competentes da terceirização, de modo a fomentar qualidade e cumprimento contratual e afastar os riscos de responsabilização da Administração Pública.
Num esforço simultâneo, TCU e Ministério do Planejamento vem estudando o tema e contribuindo seguidamente com indicações de melhores práticas.
Neste contexto, este curso foi especialmente desenvolvido para, baseando-se nos mais recentes e relevantes julgados do TCU e Instruções Normativas do Ministério do Planejamento, abordar criteriosamente as cautelas e melhores práticas para promover a terceirização, desde o planejamento interno, passando por cuidados na licitação e contratação e dedicando relevante espaço para procedimentos de gerenciamento e fiscalização da terceirização, enfocando contratos de conservação e limpeza, bem como vigilância e portaria, para facilitar a abordagem prática do conteúdo.
Palestrante: Sem palestrante definido
Apresentação
Destaques
Avaliação e Planejamento das Terceirizações
Novas inclusões nos editais de licitações
Discussões sobre a Planilha de Custos e Formação de Preços
Cláusulas especiais preventivas nos contratos
Acompanhamento e gestão documental dos contratos
Prorrogação dos contratos
Reajuste, Repactuação e Revisão de Preços
Fiscalização dos Contratos: verificação da regularidade fiscal e trabalhista
Peculiaridades das terceirizações de limpeza e conservação, vigilância e portaria
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