
10 a 12 de Junho de 2013
TEMAS POLÊMICOS DE LICITAÇÕES E CONTRATOS
Obter os melhores resultados nas contratações públicas é um dos principais objetivos do Administrador Público e uma exigência constitucional. Sob a perspectiva do fornecedor privado, processos licitatórios legalmente corretos e adequados à realidade do mercado possibilitam oferecer propostas mais vantajosas e competitivas – o que contribui para a eficiência máxima das aquisições públicas.
Para cumprir com o dever constitucional de obter a máxima eficiência nas contratações públicas, os agentes envolvidos nos processos se deparam com o desafio de dar cumprimento a inúmeras normas e princípios constitucionais, que, se mal interpretadas ou aplicadas podem resultar no fracasso da licitação ou, o que é pior, da execução contratual.
Com o duplo propósito, primeiramente de obter a plena satisfação da necessidade pública por intermédio da contratação de particulares, e, em segundo, o de produzir decisões administrativas sustentáveis perante os órgãos de controle, se faz necessária a permanente atualização em relação aos institutos jurídicos relacionados às contratações públicas.
O evento destaca ainda questões pratica e teórica. Serão discutidos tópicos de grande relevância como questões jurídicas no processo de licitação, análise conceitual, natureza da função, responsabilidade civil, criminal e administrativa dos agentes envolvidos com as contratações públicas.
O Seminário constitui uma oportunidade ímpar para o aperfeiçoamento e a capacitação profissional, seja de agentes públicos, seja de particulares interessados e envolvidos nos processos de licitação.
Serão três dias de pleno, integral e imperdível contato com as mais atualizadas posições jurídicas doutrinárias, dos Tribunais de Contas e do Poder Judiciário em relação a aspectos polêmicos das licitações e dos contratos administrativos, externadas por professores com larga e reconhecida experiência no âmbito da matéria relativa às contratações públicas, para contribuir de forma inestimável com o desempenho profissional dos participantes do evento.
Palestrante: Sem palestrante definido
Apresentação
Destaques
Registro de Preços de acordo com o novo Decreto nº 7892/13;
Responsabilidade dos Agentes Públicos nas Licitações e Contratos;
Contratação Direta: Aspectos Polêmicos Sobre as Principais Hipóteses Legais;
Direito de Preferência;
Aspectos Polêmicos do Pregão Presencial e Eletrônico;
Utilização do pregão para obras, serviços de engenharia e locações imobiliárias. Posições doutrinárias e o entendimento do TCU;
Pregoeiro: prerrogativas ( o que lhe é efetivamente autorizado fazer e como realizar os atos durante o pregão), como e quando admitir diligências;
Fase recursal e as discussões: Juízo de admissibilidade. O que fazer quando não há vencedor declarado? As razões de recurso podem inovar?;
Problemas mais comuns no Termo de Referência;
Pregão e a adoção do critério "maior lance";
Pontos Críticos às Alterações e Aditivos aos Contratos Administrativos.
OFICINAS SIMULTÂNEAS DE 8 HORAS CADA
OFICINA I – ELABORAÇÃO DE EDITAL, TERMO DE REFERÊNCIA, PROJETO BÁSICO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS PARA OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA
OFICINA II – PRÁTICA DE ELABORAÇÃO DE TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS
OFICINA III – APLICAÇÃO DE PENALIDADES - INSTRUÇÃO DOCUMENTAL E LIMITE DE APLICAÇÃO
OFICINA IV – ADITIVOS CONTRATUAIS: ALTERAÇÕES DE CONTRATO, REEQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO E PRORROGAÇÕES DE PRAZO
Interessado?
-
Acesse o conteúdo completo do evento fazendo o download do PDF.
Baixar PDF