O uso de metodologias ativas está presente em um número cada vez maior de propostas pedagógicas, assim, é indispensável que isto se faça com a conceituação adequada. O elemento fundamental em uma metodologia ativa é a interatividade, na qual todos os atores envolvidos no processo educativo se relacionem, “interajam”. Dentre estas metodologias destacamos os projetos integradores que permitem o planejamento e o desenvolvimento de um conjunto de atividades, organizáveis e avaliáveis, para a consecução dos objetivos de aprendizagem propostos.
Neles os estudantes se relacionam com os demais colegas, com os professores e coordenadores e com suas famílias. Qualquer que seja a temática, disciplina ou conjunto delas, independente da faixa etária ou do nível de escolaridade é possível, com os devidos cuidados e adequações utilizar esta metodologia de forma eficiente e bem sucedida.
O desenvolvimento de projetos como metodologia didática fundamentada nos pressupostos construtivista rompe com uma visão mecânica e reducionista de aprendizagem, pois valoriza o agir e o ouvir, considerando o desejo do aluno em aprender por meio do trabalho cooperativo e, consequentemente, se desenvolver moral e intelectualmente.
O papel do professor, durante todo o processo é fundamental, ele será o instigador, o que irá questionar, lançando dúvidas, acom- panhando e intervindo na estruturação do projeto quando neces- sário. Para isso, é essencial que o processo de construção de conhecimentos por meio do trabalho com projetos, tenha seu foco no desejo de aprender, no entusiasmo pelas descobertas e no desafio da aventura que tudo isso significa.