O Seminário “Gestão Democrática do PPP: princípios, base legal e mecanismos de participação” integra o Eixo Temático 2 – Gestão Democrática do Projeto Político Pedagógico -, do Programa NTC de Formação de Gestores Escolares – PFGE.
As atividades de educação se estruturam em sistema composto por regras, recursos humanos, recursos materiais e processos didático-pedagógicos.
No âmbito do sistema de educação se destacam as atividades de planejamento da gestão escolar, em suas múltiplas dimensões.
O planejamento das ações de educação e da escola é indispensável para que metas e objetivos sejam estabelecidos, e para que os resultados pretendidos sejam alcançados com eficiência e excelência.
Um dos principais instrumentos de planejamento do sistema de educação é o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola. O PPP contemplará os objetivos e metas a alcançar, com base em valores éticos, legais, morais e de sustentabilidade, com vistas ao pleno desenvolvimento da pes- soa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Neste seminário, você vai conhecer os princípios, o arcabouço legal e mecanismos de democra- tização das escolas e do sistema de educação, conhecer as melhores práticas de gestão participativa, aprender sobre planejamento, execução e prestação de contas, compreender como o PPP da Escola pode alinhar-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e promover mudanças pedagógicas em sua proposta curricular e nos processos de avaliação processual formativa em aspectos que impactam a organização da sala de aula, a gestão da escola, o trabalho dos profes- sores e as atividades de aprendizagem dos estudantes.
Para tanto, contaremos com a participação de renomados palestrantes que desenvolverão suas temáticas a partir abordagens dinâmicas, interativas e práticas, em sintonia com os desafios propostos para as escolas, suas equipes gestoras e seus professores.
A NTC por meio de sua plataforma virtual, promove formação em alta qualidade com profissionais de excelência, disponibilizando materiais didáticos, palestras e oficinas de forma interativa, fazendo com que o participante desenvolva e amplie conhecimentos de maneira mais autônoma.