O ano de 2020 foi de excepcionalidades, inclusive para as escolas. A paralização das aulas presenciais nas escolas de todo o país e em seguida o retorno com ensino remoto, trouxe muitos desafios para os professores e gestores escolares, especialmente em relação as aprendizagens essenciais e o planejamento da prática pedagógica.
Identificar como os estudantes estão em relação às suas dimensões cognitivas e socioemocionais, é fundamental, uma vez que nesse período de pandemia, algumas lacunas podem ter surgido e precisam ser mapeadas e trabalhadas, de maneira a assegurar as aprendizagens essenciais propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse é o ponto de partida para o planejamento das ações escolares para 2021.
Com o objetivo de atingir esta qualidade e a excelência no processo de educação, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).
Também neste sentido o Documento Curricular dos Territórios – DCT para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental contempla normas fundamentais para obter um consistente processo de educação que se mostre participativo, transparente, democrático e, sobretudo, de ensino efetivo e concreto.
Para tanto, os profissionais da área de educação, em especial os professo- res, devem dominar competências, habilidades, informações sobre aprendizagens essenciais, direitos de aprendizagem, campos de experiência, e objetivos didático-pedagógicos, de modo que possam realizar o planejamento escolar e implementar processos de formação continuada com fundamento em projetos político-pedagógicos consistentes.