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Apresentação

A concepção de conhecimento subjacente ao modelo de ensino para o   desenvolvimento de competências dos alunos pressupõe colaboração, complementaridade e integração entre professores e alunos, nas diversas áreas do conhecimento presentes nas propostas curriculares das escolas brasileiras.
 
Ela considera ainda que conhecer, sendo uma ação, e não um objeto, sofre constante interação do sujeito com o seu meio, em um ambiente onde a cognição, e não apenas a informação, é distribuída, compartilhada e aprimorada. 
 
Nela, o ato contínuo de construir e reconstruir significados, mediante o estabelecimento de relações de múltiplas naturezas, individuais e sociais, com foco na atividade desenvolvida pelo aluno, nas ações de criação de hipóteses diante de situações complexas, se torna uma perspectiva didática que auxilia os professores em sua prática educativa.
 
 

Oportunizar aos gestores escolares e demais profissionais de educação o desenvolvimento de competências de gestão, com vistas à formação de líderes para o processo de modernização da educação, bem como contribuir para a construção de uma educação de qualidade para todos no Brasil.

 

Profissionais de gestão e ensino das redes pública e privada, nas esferas municipal, estadual ou federal. Diretores, coordenadores e professores que participem ou ambicionem participar nos processos de tomada de decisão na gestão pedagógica e que buscam a formação de equipes que trabalhem efetivamente para a melhoria da qualidade da educação.

 

Destaques

 O Projeto Político Pedagógico como um plano e caminho a ser percorrido para alcance da excelência no processo ensino aprendizagem;

 O Projeto Político Pedagógico como prática social coletiva;

 O Projeto Político Pedagógico como instrumento para definir práticas educativas inovadoras e eficazes;

 Compromissos do gestor em observar, cumprir e fazer cumprir com o Projeto Político Pedagógico;

 Ações para modernização do processo ensino aprendizagem;

 O gestor escolar capitaneando a transformação do processo ensino aprendizagem;

 Avaliação eficaz dos processos de ensino e aprendizagem;

Palestrantes

 
Instrutor Regente: VASCO MORETTO
Mestre em didática das ciências pela Universidade Laval de Québec - Canadá, Pós-graduado em Avaliação Institucional, Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior, Pedagogo, Licenciado em Física, Escritor, Palestrante e conferencista.
 
 
 
Instrutor Auxiliar: ALEXANDRE VENTURA
Professor e pesquisador no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, Portugal, conferencista internacional e consultor de organizações educacionais. Doutorado em Ciências da Educação pelas universidades de Aveiro e Brasília. Exerceu os seguintes cargos públicos em Portugal: Subinspetor- Geral da Educação, Presidente do Conselho Científico para a Avaliação de Professores e Vice-Ministro da Educação.

Programação

- NOVOS RUMOS DA EDUCAÇÃO MUNDIAL.

NOVOS PARADIGMAS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA.

- O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:

• Concepção e estruturação;

• Sua efetiva aplicação na gestão escolar.

• Expressão da identidade institucional.

• Expressão da prática social coletiva.

• Conjunto de princípios e fundamentos orientadores da ação pedagógica.

• E o processo de planejamento de ensino.

• E o processo da avaliação da aprendizagem.


O PAPEL DO GESTOR

• Como líder na realização do Projeto Pedagógico.

• Como observador das transformações sociais que provocam adequação do Projeto Político Pedagógico.

• Como intérprete dos novos rumos da educação, para orientar seu time no sentido das transformações a serem implementadas na escola.

- NOVOS RUMOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: A CONSTRUÇÃO INTERATIVA DO CONHECIMENTO, EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS.

- O GESTOR COMPETENTE NA LIDERANÇA DE PROFESSORES COMPETENTES VISANDO A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS COMPETENTES.

Informações

HOTEL LUZEIROS - SÃO LUÍS (MA)

R. João Damasceno, 02 - Ponta do Farol, 60077-630.

 

28 e 29 de Abril de 2017

 

Credenciamento: 8h às 8h30

Palestra: das 8h30 às 12h30 das 14h às 18h

Coffee-break: às 10h e às 16h

Almoço: às 12h30

 

20 horas

Sobre a Inscrição

R$ 2.490,00 (por participante)

Inclusos:  Material de apoio (canetas, blocos e pasta), apostila específica do evento, certificado de participação no evento e coffee-breaks. 

 

A cada 5 (cinco) inscrições do mesmo órgão e vinculadas à mesma fonte pagadora, a NTC Eventos concederá cortesia para uma sexta inscrição.

- Plano Corporativo: Valores diferenciados, com descontos entre 15% e 30% de desconto, para grupos maiores. Solicite uma proposta diferenciada: comercial@ntceventos.com.br.

 

O pagamento deverá ser efetuado em favor de:

NTC  Treinamentos, Eventos e Serviços Ltda.

CNPJ: 10.614.200/0001-98

 

Banco do Brasil

Agência: 1505-9 Conta: 45397-8

 

O cancelamento e/ou substituição de inscrição deverá ser solicitado por escrito, e será aceito se enviado para o endereço de e-mail eventos@ntceventos.com.br ou fax: (63) 3212-1177, até 2 (dois) dias antes da realização do evento. Caso o participante/substituto não comparecer ao evento, o valor da inscrição não será reembolsado. Será aceita a conversão do valor pago, em crédito para inscrição nos futuros eventos da NTC.

 

Fones: (98) 98888-7070 - (98) 98206-1001