
13 a 15 de Maio de 2013
5º Seminário Tocantinense de Licitações e Contratações Públicas
Obter os melhores resultados nas contratações públicas é um dos principais objetivos do Administrador Público e uma exigência constitucional. Sob a perspectiva do fornecedor privado, processos licitatórios legalmente corretos e adequados à realidade do mercado possibilitam oferecer propostas mais vantajosas e competitivas – o que contribui para a eficiência máxima das aquisições públicas.
Para cumprir com o dever constitucional de obter a máxima eficiência nas contratações públicas, os agentes envolvidos nos processos se deparam com o desafio de dar cumprimento a inúmeras normas e princípios constitucionais, que, se mal interpretadas ou aplicadas podem resultar no fracasso da licitação ou, o que é pior, da execução contratual.
Com o duplo propósito, primeiramente de obter a plena satisfação da necessidade pública por intermédio da contratação de particulares, e, em segundo, o de produzir decisões administrativas sustentáveis perante os órgãos de controle, se faz necessária a permanente atualização em relação aos institutos jurídicos relacionados às contratações públicas.
O evento destaca ainda questões pratica e teórica. Serão discutidos tópicos de grande relevância como questões jurídicas no processo de licitação, análise conceitual, natureza da função, responsabilidade civil, criminal e administrativa do assessor jurídico, impedimentos e suspeições do assessor jurídico, estudo do Assessor jurídico e a Lei de Improbidade Administrativa, estudos de modelos de manifestações mais comuns da assessoria jurídica. Serão apresentados ainda, os diversos tipos de parecer, a atuação da assessoria jurídica no processo de licitação, dentre outros importantes tópicos.
Em sua 5ª edição, o já tradicional Seminário Tocantinense de Licitações e Contratações Públicas constitui uma oportunidade ímpar para o aperfeiçoamento e a capacitação profissional, seja de agentes públicos, seja de particulares interessados e envolvidos nos processos de licitação.
Serão três dias de pleno, integral e imperdível contato com as mais atualizadas posições jurídicas doutrinárias, dos Tribunais de Contas e do Poder Judiciário em relação a aspectos polêmicos das licitações e dos contratos administrativos, externadas por professores com larga e reconhecida experiência no âmbito da matéria relativa às contratações públicas, para contribuir de forma inestimável com o desempenho profissional dos participantes do evento.
Palestrante: Sem palestrante definido
Apresentação
Destaques
Registro de Preços de acordo com o novo Decreto nº 7892/13;
Capacitação dos agentes que atuam na Assessoria Jurídica;
Elaboração de Edital, Termo de Referência, Projeto Básico e Julgamento das Propostas para Obras Públicas e Serviços de Engenharia;
Direito de Preferência às Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP);
Alterações e Aditivos aos Contratos Administrativos;
Aspectos Polêmicos do Pregão (Pregão Presencial e Eletrônico);
Utilização do pregão para obras, serviços de engenharia e locações imobiliárias. Posições doutrinárias e o entendimento do TCU;
Pregoeiro: prerrogativas ( o que lhe é efetivamente autorizado fazer e como realizar os atos durante o pregão), como e quando admitir diligências
Fase recursal e as discussões: Juízo de admissibilidade. O que fazer quando não há vencedor declarado? As razões de recurso podem inovar?
Problemas mais comuns no Termo de Referência
Pregão e a adoção do critério "maior lance".
OFICINAS SIMULTÂNEAS DE 8 HORAS CADA
OFICINA I |
FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE ASSESSOR JURÍDICOMinistrante: Cláudio Brandão |
OFICINA II |
ALTERAÇÕES E ADITIVOS AOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOSMinistrantes: Prof. Gustavo Cauduro Hermes |
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