14 a 15 de Junho de 2018

PROCESSO DE APRENDIZAGEM E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO: PARA ONDE VAMOS AGORA? - Gestão Comportamental dos Alunos

Uma grande questão contemporânea que vem sendo discutida junto à educação é referente à família e sua mudança estrutural, não mais reconhecida apenas como família tradicional, composta por pai e mãe e filho (s). Hoje já convivemos com outras estruturas como: mono parentais; casais homo afetivos; famílias recompostas com padrastos e madrastas, e filhos de ambos; mulheres solteiras que buscam a adoção de embriões; homens e mulheres que adotam filhos sozinhos ou mesmo a produção independente. No entanto à função do pai e da mãe continuam (ou deveriam continuar) funcionando independente de suas novas configurações. Entende-se que toda instituição (família, escola) é composta de adultos, que podem e devem representar a lei dentro do grupo social.

O presente Seminário Educacional tem como objetivo apresentar metodologias e pesquisas aplicadas ao comportamento humano dentro das escolas, psicodinâmica do trabalho, abordagens psicanalíticas das relações no trabalho docente. Bem como, refletir sobre o processo de transição que nos encontramos e como isso vem impactando diretamente na constituição do sujeito e seu desenvolvimento emocional e intelectual.  

Ainda, compreender os desafios impostos ao gestor educacional para implantação de uma reflexão-na-ação. Os alunos que hoje ingressam nas escolas requerem um nova abordagem nas relações humanas pedagógicas.

Por fim, trataremos sobre o sofrimento de muitos docentes, na situação da sala de aula, o entrelaçamento negado entre os fatores subjetivos, relacionais e as condições objetivas, materiais e histórico-culturais na construção de Ser Professor.

Palestrante: Sem palestrante definido

Apresentação



Destaques

• Os novos cenários e tendências relacionais: O sentido de educar.

• Autoridade que autoriza: lidar com o “novo” modelo de autoridade frente às novas gerações. 

• A dimensão relacional está em primeiro plano: é reconhecida como elemento essencial da aprendizagem. 

• O sintoma como sinalizador: TDAH, Dislexia, Indisciplina...

• Contornos Pedagógicos: situações educativas que mobilizam afetos, em que se misturam as reações pessoais e pedagógicas.

Interessado?

  1. Acesse o conteúdo completo do evento fazendo o download do PDF.

    Baixar PDF
Voltar ao topo da página