Cursos e Projetos de Capacitação Customizada

Membros da Equipe

  • André Mendes

    Engenheiro Civil. Pós-graduado em Auditoria de Obras. Atualmente é Secretário de Fiscalização de Obras do Tribunal de Contas da União. Antes foi Secretario de Engenharia e Serviços de Apoio do TCU e Diretor Executivo e Presidente do Conselho Deliberativo do IBRAOP. Instrutor do Instituto Serzedello Corrêa, Fundação Getúlio Vargas e de outras instituições.

  • André Pachioni Baeta

    Assessor em Gabinete do Ministro do TCU, é Engenheiro graduado pela Universidade de Brasília.  Exerce o cargo de Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, atuando na fiscalização e controle de obras públicas há 15 anos. Tem larga experiência em auditorias de obras públicas.Foi Diretor da divisão da gestão do conhecimento do TCU em auditoria de obras e do desenvolvimento de métodos e procedimentos relativos ao tema. Foi responsável pela elaboração do Roteiro de Auditoria de Obras Públicas do TCU e pela Cartilha “Orientação para Elaboração de Planilhas Orçamentárias de Obras Públicas” do TCU. Instrutor da ESAF, do Instituto Serzedello Corrêa – TCU e do Conselho Nacional de Justiça. Coordenou a elaboração das Orientações Técnicas OT-IBR 004/2012 (Precisão do Orçamento de Obras Públicas) e OT-IBR 005/2012 (Apuração do Sobrepreço e Superfaturamento em Obras Públicas).

  • Claudio Sarian Altounian

    Engenheiro civil. Bacharel em Direito. Pós–graduado em Administração de Empresas e em Auditoria de Obras Públicas. Professor e palestrante nas áreas de obras públicas e meio ambiente. Autor do livro Obras públicas: licitação, contratação, fiscalização e utilização (5. ed., Fórum, 2016); e coautor dos livros RDC na prática e a contratação integrada (2. ed., Fórum, 2015); Governança pública, o desafio do Brasil (3. ed., Fórum, 2018); e Gestão e governança pública para resultados (1. ed, Fórum, 2017). Servidor do TCU, tendo desempenhado funções de direção por 18 anos. Atuou como titular da Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União (Secob), da Secretaria de Planejamento e Gestão, da 7a Secretaria de Controle Externo e da Assessoria Parlamentar do TCU. Foi coordenador, no âmbito do TCU, de grupos responsáveis pela elaboração do Manual de tomada e prestação de contas anuais, do Manual de tomada de contas especial, e de Metodologia para apuração de sobrepreço em obras públicas. Atuou como enge- nheiro responsável pelo planejamento, orçamento e execução de prédios residenciais, shopping centers e obras industriais e rodoviárias.

  • Rafael Jardim Cavalcante

    Auditor Federal de Controle Externo, é o atual Secretário de Controle dos Bancos Públicos e dos Fundos de Pensão. No TCU desde 2005, foi também Secretário de Combate à Corrupção e titular da Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura, unidade responsável pela condução dos processos relacionados à Operação Lava Jato. Ocupou também os cargos de Secretário de Fiscalização de Infraestrutura de Petróleo e também de Fiscalização de Obras de Energia. Ainda no Tribunal de Contas da União, foi ainda Diretor da área técnica responsável pela fiscalização de rodovias. Coordenou as fiscalizações do TCU atinentes à Copa do Mundo de 2014. Coautor dos livros "Obras Públicas: comentários à jurisprudência do TCU" - 3ª Edição, "O RDC e a Contratação Integrada na prática", "Lei Anticorrupção e Temas de Compliance" e "O Controle da Administração Pública na Era Digital". Na área de combate à corrupção e integridade, palestrou em eventos internacionais da ONU, OCDE, além de treinamentos para auditores das Controladorias Gerais de diversos países na América Latina. Palestrante e conferencista em temas afetos à engenharia de custos para o setor público, ao Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), Compliance, Integridade e a licitações e contratos de obras e serviços de engenharia. Formado em engenharia civil pela Universidade de Brasília, trabalhou por mais de dez anos na coordenação de projetos e execução de obras na iniciativa privada.